Exclusivo

Deputados aprovam projeto de Paulo Câmara que abre 'guerra' por IPVA de locadoras que registram veículos em outros Estados

Medida visa ampliar arrecadação de IPVA

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/09/2021 às 14:11 | Atualizado em 30/09/2021 às 14:24
Notícia
X

Depois de ter sido analisado por três comissões da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais apreciaram e aprovaram o projeto de lei complementar 2662/2021, em regime de urgência. Os deputados deram 36 votos a favor e apenas seis contrários. Neste projeto, o líder da Oposição, Antônio Coelho, votou contra, bem como a deputada Priscila Krause.

Conforme revelou o blog, sem alarde, o governador Paulo Câmara (PSB) havia enviado um projeto de lei complementar para a Assembleia Legislativa para proibir as "locadoras de veículos de locarem veículos licenciados em outros Estado para o desempenho de suas atividades em Pernambuco".

O objetivo é impedir a situação de alugar, no território de Pernambuco, veículos em grandes locadoras nacionais e constatar que o veículo tem placa de outro Estado da federação, recolhendo IPVA apenas para aquele outro Estado.

A prática é comum em grandes locadoras nacionais.

Algumas concentrando toda a sua frota com placas do Estado de Minas Gerais, que tem uma das menores tributações de IPVA do país.

É comum os pernambucanos e turistas alugarem um veículo em Pernambuco e constatarem que os automóveis tem placa de Minas.

"A proposta ora encaminhada altera a disciplina do IPVA para estabelecer sua incidência sobre automotores de empresas locadoras de veículos com estabelecimentos no Estado de Pernambuco, ainda que registrados e licenciados em outra unidade federada, na hipótese de serem objeto de locação no território deste Estado. A proposição também institui vedação às locadoras de veículos de locarem veículos licenciados em outros Estado para o desempenho de suas atividades em Pernambuco", diz o governador Paulo Câmara, na justificativa do projeto.

Paulo Câmara acusa outros Estados de fazerem um desvirtuamento da cobrança do IPVA.

"Trata-se de medida necessária para mitigar distorções relacionadas à tributação pelo IPVA e impedir o desvirtuamento da política de incentivos fiscais relativos ao aludido tributo, com concentrações injustas de licenciamentos em algumas unidades federativas. Com a aprovação deste Projeto de Lei, as empresas locadoras de veículos que disponibilizem a respectiva frota para locação no Estado de Pernambuco, onde possuem estabelecimentos filiais e realizam o faturamento dos serviços, ficam obstadas de realizar o licenciamento e o consequente recolhimento do IPVA em unidade federativa diversa", diz o governador, no projeto.

No projeto, o governador diz estar respaldado por decisões do STF no Recurso Extraordinário 1.016.605.

"Conforme assentado na Suprema Corte, as locadoras de veículos têm de pagar o IPVA ao Estado onde o carro circula, ou seja, no local em que o veículo é colocado à disposição do cliente, de sorte que se uma locadora de veículos tem filiais em diferentes Estados, não pode escolher licenciá-los e registrá-los em apenas um e disponibilizá-los em todo o país. É contra essa distorção que se volta o presente Projeto de Lei Complementar ora encaminhado", justifica Paulo Câmara.

Segundo o projeto, a proposta confere "prazo alongado de 120 (cento e vinte) dias para que as locadoras de veículos promovam as devidas adequações nos seus registros e nos licenciamentos de veículos disponibilizados para locação em nosso Estado".

 

Tags

Autor