combate ao vírus

Califórnia torna vacina obrigatória para estudantes

Além dos riscos à saúde de todos trazidos pela não vacinação, fica a dúvida: qual será o futuro dessas crianças, sem escola?

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 06/10/2021 às 12:07 | Atualizado em 06/10/2021 às 12:12
Notícia
X

Por Vivaldo José Breternitz

O governo da Califórnia tornou-se o primeiro estado americano a decretar que todas as crianças do estado precisarão estar vacinadas contra o coronavírus para poderem frequentar as escolas.

A regra entrará em vigor tão logo haja uma vacina plenamente aprovada pelo US Food and Drug Administration (FDA), órgão com atribuições similares às da nossa Anvisa. Naquele país, a vacina da Pfizer é a única que está nessa situação para pessoas com 16 anos ou mais; para crianças entre 12 e 15 anos, a vacina tem uma autorização de uso emergencial. Para crianças mais novas ainda não há autorização, mas a Pfizer diz que a vacina é segura e eficaz também para essa faixa etária e que em breve solicitará autorização para seu uso.

O governo da California disse acreditar que a vacina começará a ser exigida para os alunos que, em julho de 2022, cursarão a partir da 7ª série. No estado, já são exigidas diversas vacinas para que as crianças comecem a frequentar a escola, dentre elas, contra sarampo e caxumba. Haverá exceções para casos especiais, ligados principalmente a razões médicas e religiosas.

Pelo menos cinco distritos escolares na Califórnia já estão baixando regras exigindo a vacinação para a frequência às escolas, dentre eles os de Los Angeles e San Diego. Los Angeles exigirá vacinas para crianças de 12 anos ou mais, sem esperar pela aprovação total do FDA, enquanto San Diego exigirá vacinas apenas para alunos a partir de 16 anos ou mais.

É triste constatar que esses distritos já estão sendo informados por alguns pais que seus filhos deixarão as escolas em função dessas exigências. Além dos riscos à saúde de todos trazidos pela não vacinação, fica a dúvida: qual será o futuro dessas crianças, sem escola?

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Tags

Autor