Em Brasília, Tadeu Calheiros e Ricardo Teobaldo pedem investimento no metrô do Recife
Vereador e deputado se encontraram com Tiago Pontes, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana
Em Brasília, o vereador recifense Tadeu Calheiros (Podemos) e o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) pediram investimento no metrô recifense. Eles se reuniram nesta quarta-feira (06) com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Tiago Pontes, no Ministério de Desenvolvimento Regional.
Ao secretário, Calheiros entregou relatório com informações sobre os principais problemas do metrô do Recife, visando atrair investimentos tanto para renovação da frota como para reforma das estações de passageiros. De acordo com sua equipe, o documento levanta informações de gestão da CBTU e apresenta dados técnicos coletados pela equipe do vereador após uma série de vistorias “in loco” nas estações.
Diante do relatório apresentado pelo parlamentar, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana se comprometeu a olhar a pauta com atenção especial. "Vamos repassar a informação ao ministro Rogério Marinho e pode ter certeza que, de nossa parte, daremos toda a atenção e apoio que for necessário", disse Tiago Pontes.
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"Entre os meses de julho e setembro, vistoriamos 19 estações e ficamos bastante preocupados com o que vimos. Constatamos vários problemas estruturais, sem falar no envelhecimento da frota de veículos responsável pelo transporte de 400 mil recifenses, diariamente. Relatamos tudo na carta entregue ao governo federal e estamos confiantes de que teremos boas notícias. Esse mesmo relatório será entregue para os representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e para a Superintendência da CBTU”, diz Tadeu ao Blog.
Audiência pública na câmara municipal, realizada há pouco mais de um mês, discutiu a situação do metrô do Recife. Tadeu Calheiros integra a comissão de mobilidade urbana da casa, que na ocasião contou com a presença de representantes das três esferas de governo, além de funcionários da CBTU e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
O parlamentar alerta para um possível colapso no sistema: "A maioria dos trens que compõem a frota tem quase 40 anos. Esse envelhecimento sem a devida renovação é preocupante. Para se ter ideia, dos 40 trens que nós temos atualmente, apenas 24 estão em funcionamento. Para atender à demanda diária normal de passageiros, o limite mínimo é de 23, ou seja, se quebrar mais um ou dois veículos, o transporte dos passageiros ficará comprometido".