ARTIGO

Pautando a Primeira Infância, por Rogério Morais

Rogério Morais foi secretário da primeira infância do Recife na gestão passada. Atualmente, é diretor executivo do projeto social Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) que visa incentivar empresas públicas e privadas a investirem na primeira infância.

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 10/10/2021 às 11:06
Artigo
X

Por Rogério Morais*

A Primeira Infância é o período que vai do nascimento aos seis anos de idade. Segundo a ciência, este período é considerado “a maior janela do desenvolvimento humano”, momento de maior crescimento físico e cognitivo.

Entretanto, tamanha é a lacuna na garantia de direitos no Brasil justo nesta etapa, que somente um pacto multissetorial para dar mais efetividade e velocidade na tentativa de oferecer melhores condições de vida para as crianças hoje e no futuro. A união de esforços deve ser dos governos, das empresas e da sociedade civil organizada.

O caminho é PRIORIZAR. Se de acordo com os economistas, este é o melhor investimento social que pode ser feito, esperamos que nossos líderes públicos, privados e do terceiro setor dediquem atenção e recursos à causa.

Da imprensa se espera a dedicação de outros bens também preciosos: tempo na pauta e informação segura. Recursos que parecem escassos em tempos tão intensos.

Quanto mais jornalistas e veículos ampliarem o tempo para a defesa, a cobrança e a conscientização sobre a necessidade de trazer os pequenos cidadãos para o centro do debate da cidade, do país e do mundo que queremos, mais pessoas serão impactadas com esta importante mensagem.

Priorizar a pauta da primeira infância é papel da imprensa. A notícia é uma unidade fundamental para a transformação que tanto desejamos.

*Rogério Morais é diretor executivo do Pipa e Especialista em Gestão Educacional

Tags

Autor