Mundo do direito

Eleições na OAB. Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella dão demonstração de força no registro de chapa

Eleições ocorrem na metade de novembro e prometem disputa acirrada

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 14/10/2021 às 22:52 | Atualizado em 14/10/2021 às 23:33
Notícia
X

Agora é oficial, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella são os candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, pelo Movimento Advocacia Mais Unida.

A chapa destaca que defende as conquistas da gestão do presidente Bruno Baptista e uma Ordem mais inclusiva, democrática e livre de qualquer relação com grupos político-partidários.

O grupo informa que seguiu todas as regras determinadas pela Comissão Eleitoral. Apresentou uma lista de candidatos com paridade entre mulheres e homens; em vez dos 30% exigidos, chegou a 40% de candidatos negros e entregou 100% das autorizações dos integrantes registrados na chapa.

O registro aconteceu às 16 horas e contou com advogadas e advogados de todos os segmentos. De forma simbólica, eles caminharam até a sede antiga da OAB-PE, na Rua do Imperador.

Aos gritos de “A Ordem unida jamais será vencida”, retornaram para o quarteirão da sede nova, onde o presidente Bruno Baptista, e os candidatos Fernando e Ingrid falaram para o público de cerca de 300 associados.

Primeiro a falar, Bruno Baptista agradeceu aos presentes pela demonstração de força e disse estar orgulhoso do apoio dos advogados e convocou a todos para manterem o engajamento durante toda a campanha.

“Essa é a campanha do tostão contra o milhão. Se eles têm os recursos financeiros, nós temos os argumentos e o poder de convencimento. Temos trabalho e conquistas para mostrar e as propostas mais inovadoras que continuarão fazendo a OAB-PE avançar”, afirmou.

Ingrid fez uma fala em que reforçou a representatividade da chapa registrada.

“O momento do registro da chapa é quando a gente mostra como a OAB-PE representará a advocacia junto à sociedade. Essa é a chapa que representa a paridade, a igualdade racial, a diversidade. É a chapa da verdade. A advocacia merece independência, merece ser cada vez mais inclusiva e representativa. Não vamos permitir que a instituição dê um salto para trás. A OAB-PE não é casa de um homem só”, afirmou Ingrid.

Grande apoio

Fernando fez uma fala forte e pontuou o que aponta como diferenças entre as chapas inscritas até aqui.

“Quem está do nosso lado está do lado da independência, da democracia, de uma OAB-PE para todos. Quem está do nosso lado, está do lado da advocacia. Não vamos permitir que o retrocesso tome conta da nossa casa. Essa é a casa da cidadania, essa é a casa de Joaquim Correia de Carvalho, e vai continuar avançando em conquistas para a advocacia”, declarou, recebendo aplausos dos aliados presentes.

Além de Fernando e Ingrid, a chapa escalou para alguns dos principais postos Anne Cabral e Maximiano Maciel Neto como candidatos a presidente e vice da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) e Adriana Caribé, Bruno Baptista, Ronnie Duarte, Ana Lúcia Bernardo nascimento, Mozart Borba Neves Filho, Yanne Rodrigues como candidatos ao Conselho Federal.

A chapa conta com nomes representativos da advocacia pernambucana, como Leonardo Carneiro da Cunha, Catarina Oliveira, Paloma Saldanha, Schamkypou Bezerra e Fábio Milhomens, entre outros.

Tags

Autor