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Eleições 2022: Google anuncia mudanças no sistema de publicidade

Empresa quer mais controle e transparência com relação à publicidade nas suas plataformas

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Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/10/2021 às 12:30 | Atualizado em 15/10/2021 às 12:34
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Com a aproximação das eleições do próximo ano, o Google anunciou nesta sexta (15) uma série de mudanças com relação ao esquema de publicidade nas suas plataformas. A empresa, em sintonia com o TSE, visa ter mais controle e transparência sobre os ads envolvendo políticos e partidos no pleito de 2022.

A primeira medida é que os anunciantes políticos precisarão passar, obrigatoriamente, por um processo de verificação. Caso contrário, a partir do dia 17 de novembro deste ano, ficarão impedidos de publicar suas propagandas no ecossistema do Google.

Os anunciantes também terão seus CPFs ou CNPJs disponibilizados pela plataforma. Dessa forma, o público pode saber quem financiou uma campanha publicitária. A iniciativa tem peso especial, pois o Google não é apenas uma ferramenta de busca. Faz parte do ecossistema da empresa plataformas como o YouTube, a PlayStore etc. Além disso, os Google ads são usados em diversos sites.

Outra novidade será o lançamento de uma plataforma que funcionará como um relatório de transparência, permitindo ao público tomar conhecimento sobre os detalhes dos anúncios políticos.

A ferramenta vai exibir informações como os valores gastos de acordo com a entidade, o anunciante e o político. Ela já existe em outros países, como os EUA, e deve chegar ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano.

Reforçando a importância da imprensa na cobertura das eleições de 2022, a empresa também anunciou ferramentas úteis para jornalistas.

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