POLÍCIA

Aluna da UFPel fez bolo com imagem de Hitler; universidade envia caso à polícia

Caso repercutiu nas redes sociais e causou espanto

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 18/10/2021 às 7:50 | Atualizado em 18/10/2021 às 7:51
Notícia
X

Uma imagem do rosto de Hitler estampada num bolo circula pelas redes sociais, causando espanto aos usuários. Trata-se do registro da celebração do aniversário de uma aluna do curso de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A universidade tomou ciência do caso e encaminhou às autoridades policiais, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

O registro que mostra o bolo de aniversário foi compartilhado pela própria estudante em uma das suas redes sociais. A universitária de 24 anos escreveu: ""E aqui a hora do parabéns tava ótimo (sic)".

Para fechar o combo, ela também posou com camiseta de Getúlio Vargas. Nos balões, lê-se frases como "mais amor, menos guerra" e "o mundo é das mulheres".

À Folha, a UFPel emitiu uma nota de repúdio e disse estar "acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte". A celebração com o referido bolo não ocorreu na Universidade.

Na lei federal antirracismo (Lei 7.716 - 1989), consta-se que é crime "veicular símbolos" do nazismo "para fins de divulgação", com pena de multa e prisão de dois a cinco anos.

Tags

Autor