PERNAMBUCO

Joaquim Neto, ex-prefeito de Gravatá, rebate atual gestão: "incapacidade administrativa"

Político comentou relatório divulgado pela atual gestão

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 18/10/2021 às 15:13 | Atualizado em 18/10/2021 às 15:15
Notícia
X

A gestão de Joselito Gomes (PSB), prefeito de Gravatá, suspendeu algumas obras na cidade após a realização de uma auditoria independente apontar "prejuízos para prefeitura, erros na execução dos projetos e indícios de desvios" na gestão passada. Joaquim Neto (PSDB), ex-prefeito da cidade, procurou o Blog e diz que trata-se "de nuvem de fumaça para encobrir sua incapacidade administrativa".

Confira a resposta completa enviada pela equipe do ex-prefeito ao Blog:

Inicialmente, gostaríamos de destacar que na nossa gestão 2017/2020, pontuamos como a administração mais transparente do Estado de Pernambuco. Na última publicação pelo TCE, datado de 18/08/2021, o Município de Gravatá pontuou em 1º Lugar com 0.98, dentre os 185 municípios do Estado de Pernambuco.

Tenho muito orgulho de, junto ao então Ministro de Educação Mendonça Filho, ter conseguido os recursos na ordem de R$ 22 milhões para a construção de 02 (duas) Escolas de Tempo Integral, 02 (duas) Creches e 04 (quatro) quadras cobertas, o que muito irá contribuir com a melhoria da qualidade do ensino em nosso município.

Vale ressaltar que as obras estão paradas desde 01 de janeiro de 2021, e quando a população começou a cobrar do prefeito a execução do serviço , aparece essa nuvem de fumaça para encobrir sua incapacidade administrativa. O povo de Gravatá já se deu conta de que a cidade não tem prefeito, Gravatá vem sendo governada por vários secretários Fichas Sujas e um deputado, sendo o mesmo grupo que conseguiu a façanha de destruir a cidade nos mandatos de 2008/2012 e 2012/2016, finalizando com o afastamento de um prefeito, manchando a história politica de Gravatá.

Temos a certeza que o prefeito não leu o que assinou, em duas oportunidades que tentou ser o prefeito de fato, cometendo, assim, erros primários, que em seguida foram desautorizados por quem de fato manda.

Primeiro foi em uma rádio dizer que: “Se a justiça desse ganho de causa aos 31 mil pessoas que realizaram o concurso, ele estava ali para fazer as nomeações”. Foi desautorizado e assinou um Decreto anulando o Concurso; O segundo momento que tentou ser o prefeito, foi quando da entrega do Parque Janelas para o Rio, uma obra construída no meu governo, na frente do governador comemorou a morte de um adversário, uma fala que destruiu a imagem de Gravatá nacionalmente. Lembramo-nos da luta que tivemos para recuperar a imagem da cidade depois das mazelas deixada pelo mesmo grupo.

Também, este mesmo grupo, de forma irregular, tentou seguir com um contrato sem licitação, de auditoria nestas mesmas obras, na ordem de R$ 600 mil reais, que foi barrado pelo Tribunal de Contas, com abertura de uma Auditoria Especial nº 19907/2021.

Esclareço que todos os projetos foram padrões do FNDE e minuciosamente analisados pelo Secretário de Infraestrutura do Município. Na análise realizada, existem itens contemplados no projeto, que não estão contemplados na Planilha Orçamentaria do FNDE, Ex. Murro, Subestação, dentre tantos outros itens, que junto com a terraplanagem, serão pagos como contrapartida, com recursos próprio do Município, e que até dezembro de 2020, estas obras estavam andando em pleno vapor, com o Sistema do FNDE alimentado com medições fiscalizadas e atestadas pelos engenheiros responsáveis.

A partir de 01 de janeiro de 2021, estas obras ficaram abandonadas, pela atual administração que não tem menor zelo pelo dinheiro público, sendo passível de crime de responsabilidade, tanto o prefeito quanto a Secretaria de Educação, por deixarem um volume de obras paralisadas sem nenhuma providência tomada.

Como se ver, o Decreto nº 081/2021 que suspende as obras das Escolas de Tempo Integrais, das Quadras e das Creches, obras já paradas deste de janeiro de 2021, é mais uma cortina de fumaça para além de esconder sua incapacidade administrativa, continuar enganando o povo de Gravatá. Com isso, a população de Gravatá, sofre mais uma vez na administração de um grupo que só consegue a destruição e fazer o mal para cidade.

Tags

Autor