Recife

Secretaria de Justiça entra com notícia-crime contra a CBTU por queda de muro sobre garota de 8 anos, no Recife

Acidente aconteceu no sábado passado, no Recife, com uma garota de oito anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/10/2021 às 15:19 | Atualizado em 18/10/2021 às 16:49
Notícia
X

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) informou ao blog, nesta segunda, que entrou na tarde desta segunda-feira (18/10) com uma notícia-crime, junto a Secretaria de Defesa Social (SDS), contra a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô do Recife.

O órgão pede agilidade máxima na apuração do caso da queda de um muro da entidade em cima de uma menina de oito anos, no último sábado (16), e que os responsáveis sejam processados criminalmente, tendo em vista a natureza do fato, uma lesão corporal gravíssima.


“Queremos que a CBTU assuma de forma eficaz o gerenciamento de todo o entorno no metrô para que situações como essas, que, infelizmente, já são rotineiras, não voltem a se repetir e a colocar em risco a vida das pessoas que transitam na região”, disse secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O órgão também oficiou o Ministério Público de Pernambuco, reforçando a importância da atuação do órgão no acompanhamento da apuração do caso.

O descaso do Governo Federal com o Metrô do Recife

Luis Soares
vice-presidente do Sindmetro-PE

A falta de investimento e corte nas verbas de custeios por parte do governo federal leva o metrô do Recife a situações terríveis e inacreditáveis. O prejuízo para a população vai desde o mau serviço, até o risco à integridade e à vida das pessoas que usam o sistema.

Desde o início do governo de Bolsonaro e Paulo Guedes, os sucessivos cortes no orçamento têm sido significativos. Nas verbas de custeio, os cortes têm causado várias paralisações no sistema e diminuição nos postos de segurança. A falta de verbas prejudica a manutenção dos trens, dos veículos especiais, das vias, da rede aérea e das placas de proteção das vias.

Essa situação que tem provocado inúmeros transtornos fez mais uma vítima neste fim de semana. Uma tragédia anunciada. Uma criança, moradora da comunidade vizinha do sistema (Joana Bezerra) foi atingida por uma placa de concreto que serve de proteção. O crime premeditado, visto que a manutenção de toda a estrutura é condição básica para garantir que acidentes evitáveis como este não ocorram.

Somos solidários à família da criança, que encontra-se em estado grave de saúde. O Sindmetro-PE repudia o que vem acontecendo com o Metrô do Recife. Repudiamos o corte nas verbas de custeios e verbas para investimentos. O governo de Bolsonaro e Paulo Guedes são os verdadeiros culpados por tal situação.

Precisamos dos recursos para melhorar o sistema na perspectiva de dar segurança aos usuários e às populações vizinhas do sistema, como também melhorar todo sistema para garantir a ida e vinda dos usuários com qualidade.

Tags

Autor