Rodada de trabalho

Gilson Machado Neto traz ministros de turismo do Mercosul para evento no Recife

Evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro e tratará de temas de interesse comum, inclusive a retomada das atividades turísticas no período pós-pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/10/2021 às 15:40 | Atualizado em 18/10/2021 às 17:09
Notícia
X

A cidade de Recife (PE) será palco, nesta semana, de uma reunião dos ministros de Turismo do Mercosul.

O evento realizado nos dias 21 e 22 de outubro na capital pernambucana e reunirá, além do titular da pasta no Brasil, os ministros do Turismo da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Entre os assuntos a serem debatidos durante o encontro estão a promoção turística conjunta em mercados distantes, os impactos do corredor bioceânico no setor do turismo, a harmonização de protocolos de biossegurança e o turismo de natureza como grande vetor da retomada das atividades do setor no período pós-pandemia.

“Realizar a reunião dos ministros de Turismo do Mercosul em um momento desafiador como o que vivemos reafirma o compromisso do Brasil e dos demais países do bloco com a retomada das atividades turísticas. Não tenho dúvidas de que as ideias e ações discutidas nesta reunião abrirão novas perspectivas para impulsionar a recuperação do setor”, disse oo blog o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O encontro contará também com uma reunião técnica que debaterá, ainda, possíveis ações para o segmento de Turismo de Pesca e possibilidades de investimento para o setor nos países do Mercosul.

 

Edmar Paz/Divulgação
Praia de Carneiros - Edmar Paz/Divulgação

 


Pernambuco

Na semana passada, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, reforça a plena recuperação do turismo em Pernambuco. Dados referentes a agosto apontam a liderança do Estado no índice do volume das atividades turísticas, que ficou em 116,4 pontos, num incremento de 3,9% com relação a julho. Em termos comparativos, agosto foi um mês tão bom para as atividades turísticas, que superou até mesmo meses de pré-pandemia, sendo 2,3% maior que o registrado em fevereiro.

O resultado colaborou também para que, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, o Estado se mantenha na vice-liderança do ranking nacional, com 92,3%, atrás apenas de Goiás. Considerando apenas o Nordeste, Pernambuco é o primeiro da lista, tendo em seguida a Bahia, com 75,6%, e o Ceará, com 67,7%, no volume total dos oitos meses de 2021.

“Depois de um período de muita dificuldade devido à pandemia, vivemos um período muito positivo, com a retomada a todo o vapor. O mês de agosto já havia nos trazido números muito bons em aviação e ocupação hoteleira, com dados que agora se consolidam com a pesquisa do IBGE. Somos os primeiros do ranking nacional e isso muito nos alegra. É a prova de que, mesmo com todas as dificuldades que tivemos no turismo nos últimos anos, como o óleo nas praias e a pandemia, o trabalho que vem sendo realizado com o governador Paulo Câmara traz frutos”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Com relação ao Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, que é a receita bruta considerando o efeito calendário das festividades nacionais, Pernambuco obteve crescimento da ordem de 3,8% em agosto, no comparativo com julho. No acumulado anual, de janeiro a agosto, o Estado é o quarto que mais cresceu no País, com 94,4%.

Tags

Autor