Exclusivo

Painel de Brennand. Veja como vai ficar nova 'casa provisória' da obra histórica Batalha dos Guararapes

Blog de Jamildo revelou o pedido de transferência e a disputa em torno da obra no começo do mês

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/10/2021 às 10:08 | Atualizado em 23/10/2021 às 14:15
Notícia
X

O primeiro furo de reportagem de Augusto Tenório no blog de Jamildo foi a revelação, no dia 1º de outubro, de que o mural Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, deve ser retirado em breve do Centro do Recife. A mudança vai ocorrer após o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural - CEPPC/PE, com nove votos favoráveis e cinco contrários, aprovar pedido do Banco Santander, que deve colocá-lo na sua agência, em Boa Viagem.

A obra tem um valor inestimável, não apenas em termos financeiros como para a cultura pernambucana.

"A rua das Flores é exclusiva para pedestres em quase toda sua extensão, e apesar da visibilidade que a região central proporciona para a obra durante o dia, o mau cuidado da área por anos após a sua instalação está refletido no estado do painel hoje. Podemos perceber que as peças mais próximas do chão são as que mais sofreram com as intempéries, e estão esbranquiçadas, com o desenho das cerâmicas quase apagado. Sendo assim, entendemos que o restauro da obra por empresa especializada sem o remanejamento da obra não terá efeito a longo prazo", diz a instituição.

Pois bem.

O blog de Jamildo mostra em primeira mão como vai ficar a nova exposição da obra, aberta ao público, como é hoje, mas com muito mais cuidados, do que recebe no centro do Recife, atualmente.

O blog apurou que, na segunda etapa da intervenção, a reinstalação do painel, após finalizado o processo de restauro, vai para a agência Select Boa Viagem, na rua Antônio Falcão. A agência encontra-se cerca de um metro e meio acima do nível do passeio, e um grande muro de arrimo delimita o lote.

"Visando melhor contemplação e visualização do painel, o projeto propõe instalação do painel no jardim existente em frente à agência. Para fixação da obra, está prevista a construção de muro em alvenaria estrutural com fundação e marquise em balanço no jardim superior, e a implantação de um caminho e espaço de contemplação, com mobiliário urbano, iluminação da obra e recomposição de pisos da calçada e acessos, para melhor circulação e acessibilidade", diz o banco.

Na primeira etapa do projeto, a retirada do painel do Edifício Tiradentes, para sua restauração e catalogação, o banco se comprometeu a cuidar das peças cerâmicas e vai contratar uma empresa especializada em restauro, para garantir a integridade da obra. Após a retirada das peças, a parede externa do edifício Tiradentes deverá ter seu revestimento em massa recuperado pela construtora vencedora da licitação.

Blog Imagem
Agência em Boa Viagem do Santander vai colocar obra em destaque em sua fachada e promete devolver assim que Rua das Flores oferecer condições - Blog Imagem

Veja detalhes do projeto de remoção e recuperação

O projeto PAINEL BRENNAND é uma iniciativa do Santander de transportar uma obra do artista Francisco Brennand (1927-2019) chamado Batalha dos Guararapes, hoje instalado na parede externa de uma de suas agências, no
centro de Recife, para uma outra agência, na praia de Boa Viagem.

Hoje o painel está na parede externa da agência 001-3116 – RECIFE CTR, Edifício Tiradentes,situado na Rua das Flores, Recife – PE

A rua é exclusiva para pedestres em quase toda sua extensão, e apesar da visibilidade que a região central proporciona para a obra durante o dia, o mau
cuidado da área por anos após a sua instalação está refletido no estado do painel hoje.

"Podemos perceber que as peças mais próximas do chão são as que mais sofreram com as intempéries, e estão esbranquiçadas, com o desenho das cerâmicas quase apagado. Sendo assim, entendemos que o restauro da obra por empresa especializada sem o remanejamento da obra não terá efeito a longo prazo", diz a instituição.

ETAPA 1: RETIRADA DO PAINEL

Sendo assim, a primeira etapa do projeto consiste na retirada do painel do Edifício Tiradentes, para sua restauração e catalogação. Toda manipulação das peças cerâmicas deverá ser feita por empresaespecializada em restauro, para garantirmos assim a integridade da obra. Isso inclui a remoção de cada peça da parede onde está instalada, embalagem e proteção, transporte até local apropriado, recuperação, catalogação e acondicionamento durante o período de obras, novamente embalagem e proteção, transporte e instalação de cada peça no novo local.

Após a retirada das peças, a parede externa do edifício Tiradentes deverá ter seu revestimento em massa recuperado pela construtora vencedora da licitação. O escopo da mesma inclui; chapisco, emboço e reboco da alvenaria, e aplicação de textura na cor Sambaqui, ref. Suvinil:

Além da recomposição da parede externa, a construtora será responsável pela manutenção do caixilho externo da fachada do edifício, acima da parede do painel. As pedras de granito que estão no peitoril devem ser recompostas caso haja algum dano na remoção do painel, assimcomo os vidros da fachada.

ETAPA 2: REINSTALAÇÃO DO PAINEL

A segunda etapa da intervenção é a reinstalação do painel, após finalizado o processo de restauro, na agência 001-1758 SELECT BOA VIAGEM, localizada à rua Antônio Falcão, 620 –Boa Viagem, Recife –PE.

Esta agência encontra-se cerca de um metro e maio acima do nível do passeio, e um grande muro de arrimo delimita o lote.

"Visando melhor contemplação e visualização do painel, o projeto propõe instalação do painel no jardim existente em frente à agência. Para fixação da obra, está prevista a construção de muro em alvenaria estrutural com fundação e marquise em balanço no jardim superior, e a implantação de um caminho e espaço de contemplação, com mobiliário urbano, iluminação da obra e recomposição de pisos da calçada e acessos, para melhor circulação e acessibilidade.

Blog Imagem
Antes de ser fixada, banco promete realizar restauro completo da obra - Blog Imagem

A história do Painel de Brennand

O painel é uma obra de arte confecciona por um dos maiores artistas plásticos brasileiros, Francisco Brennand, para retratar um dos mais importantes acontecimentos históricos da nacionalidade, a memorável “Batalha dos Guararapes”. O Mural também possui poemas de Ariano Suassuna ("Guararapes") e César Leal ("Saudação do Comandante de Campo Barreto de Menezes").

Atualmente, a obra ocupa a Rua das Flores, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, e se tornou Patrimônio Cultural de Rigorosa Preservação de Pernambuco. O mural foi feito em 1962 e conta com 33 metros de comprimento por 2,5 metros de altura. A decisão favorável ao banco foi por maioria, a despeito do posicionamento contrário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

A obra de Brennand foi adquirida em 1971 pelo Banco da Lavoura, em seguida passou ao Banco Real e, pouco depois, se tornou posse do Banco Santander. O mural está em processo de tombamento aberto desde 2014, o que lhe lhe traria garantias similares a de proteção dos bens já tombados.

Feito em 1962, com 33 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, o Mural intitulado “Batalha dos Guararapes” está localizado num espaço urbano qualificado, no Bairro de Santo Antônio, berço histórico e urbanístico do Recife, onde se mesclam praças centenárias, edificações antigas e modernas. Os Bairros de Santo Antônio e São José formam a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural - ZEPH 10 com sítios, ruínas e conjuntos antigos de relevante expressão arquitetônica civil e religiosa, histórica, cultural e paisagística tombados.

Tombamento federal?

No dia primeiro de outubro, Antônio Campos, presidente da Fundaj, pediu o tombamento do mural ao IPHAN/Superintendência do IPHAN no Estado de Pernambuco.

"O Mural já é tombado em esfera estadual, mas em razão do seu valor artístico e histórico merece o reconhecimento de bem tombado federal".

"O Mural “Batalha dos Guararapes” é um bem integrado, parte indissolúvel do Edifício Tiradentes, que por sua vez é marco da arquitetura moderna, localizado na área direta de outros bens culturais tombados pelo IPHAN".

Cortesia
Mural da Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, fica na Rua das Flores - Cortesia

Tags

Autor