Batalha pelo painel

Instituto Ricardo Brennand tentou levar Painel da Batalha dos Guararapes para bairro da Várzea

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 23/10/2021 às 14:58 | Atualizado em 24/10/2021 às 6:59
Notícia
X

Não foi de uma hora para outra que o Banco Santander, dono do Painel de Brennand sobre a Batalha dos Guararapes, planejou levar para Boa Viagem a histórica obra de patrimônio público instalada na Rua das Flores, no Recife.

De acordo com informações de bastidores, da área de patrimônio cultural, a decisão de realocar a obra aconteceu depois de um pedido informal por parte do Instituto Ricardo Brennad, para receber a obra, no bairro da Várzea. A entidade foi fundada pelo primo do artista plástico, o empresário e mecenas Ricardo Brennand.

"O Banco Santander negou. Já que era dono, avaliou a situação e decidiu dar melhor guarda do que a obra tem hoje", revela uma fonte do blog.

"No pedido às autoridades de patrimônio público, eles se comprometem a devolver a obra ao seu local original assim que as condições permitirem. As leis de patrimônio permitem essa guarda temporária", completa a fonte.

"A rua das Flores é exclusiva para pedestres em quase toda sua extensão, e apesar da visibilidade que a região central proporciona para a obra durante o dia, o mau cuidado da área por anos após a sua instalação está refletido no estado do painel hoje. Podemos perceber que as peças mais próximas do chão são as que mais sofreram com as intempéries, e estão esbranquiçadas, com o desenho das cerâmicas quase apagado. Sendo assim, entendemos que o restauro da obra por empresa especializada sem o remanejamento da obra não terá efeito a longo prazo", diz a instituição, no projeto oficial de remoção.

Blog Imagem
Obra fai ficar em patamar elevado, em um jardim - Blog Imagem

Casa temporária

O primeiro furo de reportagem de Augusto Tenório no blog de Jamildo foi a revelação, no dia 1º de outubro, de que o mural Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, deve ser retirado em breve do Centro do Recife.

A mudança vai ocorrer após o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural - CEPPC/PE, com nove votos favoráveis e cinco contrários, aprovar pedido do Banco Santander, que deve colocá-lo na sua agência, em Boa Viagem.

A obra tem um valor inestimável, não apenas em termos financeiros como para a cultura pernambucana.

Pois bem.

Neste sábado, o blog de Jamildo mostrou em primeira mão como vai ficar a nova exposição da obra, aberta ao público, como é hoje, mas com muito mais cuidados, do que recebe no centro do Recife, atualmente.

O blog apurou que, na segunda etapa da intervenção, a reinstalação do painel, após finalizado o processo de restauro, vai para a agência Select Boa Viagem, na rua Antônio Falcão. A agência encontra-se cerca de um metro e meio acima do nível do passeio, e um grande muro de arrimo delimita o lote.

"Visando melhor contemplação e visualização do painel, o projeto propõe instalação do painel no jardim existente em frente à agência. Para fixação da obra, está prevista a construção de muro em alvenaria estrutural com fundação e marquise em balanço no jardim superior, e a implantação de um caminho e espaço de contemplação, com mobiliário urbano, iluminação da obra e recomposição de pisos da calçada e acessos, para melhor circulação e acessibilidade", diz o banco.

Na primeira etapa do projeto, a retirada do painel do Edifício Tiradentes, para sua restauração e catalogação, o banco se comprometeu a cuidar das peças cerâmicas e vai contratar uma empresa especializada em restauro, para garantir a integridade da obra. Após a retirada das peças, a parede externa do edifício Tiradentes deverá ter seu revestimento em massa recuperado pela construtora vencedora da licitação.

Cortesia
Mural da Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, fica na Rua das Flores - Cortesia
 

Tags

Autor