ECONOMIA

André Esteves foi consultado por Campos Neto e tem contato com Arthur Lira, revela áudio

Áudio vazado e publicado nesta semana mostra contatos do dono do BTG Pactual com presidente do BC

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/10/2021 às 12:48
Notícia
X

Causou rebuliço nas redes sociais o vazamento do áudio, pelo Brasil 247, que revela consultas de Campos Neto e Arthur Lira (PP-AL) com André Esteves. Ele é dono do banco PTG Pactual, banco fundado por Paulo Guedes, atual ministro da Economia.

O áudio em questão foi capturado durante reunião com clientes do banco, realizada na última quinta-feira (21). Nela, André Esteves criticou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), enquanto elogiou Michel Temer (MDB).

O dono do BTG comentou que já foi consultado por Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre qual deveria ser o limite para a queda da taxa de juros, a Selic. Ele ainda celebra que, caso Lula vença a eleição e assuma a presidência, o Brasil ainda tem "dois anos de Roberto Campos Neto".

“Eu me lembro que o juros estava em uns 3,5% e o Roberto me ligou para perguntar: "pô, André, o que você está achando disso, onde você acha que está o lower bound?'. Eu falei assim: 'olha, Roberto, eu não sei onde que está, mas eu estou vendo pelo retrovisor, porque a gente já passou por ele. A gente… acho que em algum momento a gente se achou inglês demais e levamos esse juros para 2%, o que eu acho que é um pouquinho fora de apreço. Acho que a gente não comporta ainda esse juros", disse André.

Ele ainda afirmou que recebeu ligações de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que gostaria de uma opinião sobre a debandada recente de funcionários do Ministério da Saúde.

Ao Brasil 247, Lira diz que fala com vários agentes do mercado financeiro: "Eu falo com o André Esteves, com a XP e com todo o mercado. (...) É esse mercado que define a taxa de juros, o dólar e muita coisa que afeta a vida de muitos brasileiros".

Tags

Autor