PANDEMIA

Lailson de Holanda morre por covid-19 após escolher não tomar vacina

Cartunista tinha 68 anos, tendo passagem também pela imprensa e pela música

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo, Augusto Tenório

Publicado em 26/10/2021 às 13:35
Notícia
X

Lailson de Holanda Cavalcanti faleceu na madrugada desta terça (26), aos 68 anos, vítima da covid-19. O reconhecido cartunista, chargista e desenhista optou por não tomar a vacina contra a covid-19, como revelaram os jornalistas Bruno Vinícius e Emannuel Bento, deste Jornal do Commercio.

O cartunista deu entrada, no último dia 17, em unidade de saúde particular no Recife, dois dias após começar a apresentar sintomas da covid-19. Três dias depois, porém, foi intubado na Unidade de Terapia Semi-intensiva ao sofrer degradação do seu quadro respiratório.

O diagnóstico inicial foi de de princípio de pneumonia e o cartunista continuou o tratamento na sua residência. No domingo, foi internado ao apresentar dificuldade de se alimentar. Segundo o JC, Jailson mantinha uma vida social ativa e frequentava a academia.

Lailson é recifense e nome conhecido na imprensa pernambucana, onde estrou em 1975. Ainda na área da comunicação, foi editor de arte de agências de publicidade de Pernambuco. Além de ter adaptado clássicos da literatura brasileira aos quadrinhos, publicou charges no Diário de Pernambuco e fundou a Papa-Figo.

Na música, é reconhecido pelo disco SATWA (1973), produzido com Lula Côrtes e pela banda Phetus. A Rozenblit, inclusive, vem resgatando seus discos nos últimos meses e, dentre as obras, algumas contam com a participação de Lailson. A gravadora faz parte da história da psicodelia pernambucana.

Tags

Autor