representação

Pernambuco pode ter a 1ª mulher a ocupar a presidência da FENAPEF

A pernambucana Fabíola Simões, policial federal de carreira, pode ser a primeira mulher a comandar a Federação Nacional dos Policiais Federais do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/10/2021 às 11:14 | Atualizado em 01/05/2022 às 22:25
Notícia
X

A pernambucana Fabíola Simões, policial federal de carreira, pode ser a primeira mulher a comandar a Federação Nacional dos Policiais Federais do Brasil.

Fabíola faz parte da chapa 2 Muda Fenapef e tem como principais bandeiras a defesa da mulher policial de todos os servidores e pensionistas.

A mãe, mulher e policial federal há 24 anos, propõe, junto à Diretoria da Mulher da FENAPEF, criar a coordenação nacional para assuntos, direitos e prerrogativas das policiais, bem como combater o assédio moral e sexual e defender uma proposta alternativa ao Projeto do Oficial da Polícia Federal (OPF), que atenda aos aposentados, ativos e pensionistas.

“Vamos extinguir o Projeto OPF/UNB, elaborado pela atual diretoria. Acabar com a tal tabela que cria duas classes, acima da especial, que rebaixou os aposentados em duas classes para uma nova, chamada de Adjunto", diz Fabíola.

As pautas são: Uma gestão inovadora, tecnológica e transparente também está entre as propostas da Chapa 2, assim como implantar a campanha para reajuste salarial, já aprovada pela categoria; defender a manutenção da paridade e integralidade salarial dos aposentados; propor e viabilizar meios para integração e fortalecimento da autonomia dos sindicatos no cumprimento de seus deveres estatutários.

A eleição acontecerá no dia 12 de novembro, entre as 9h e 17h. A escolha será por voto direto e secreto. Para votar, é preciso ser filiado a algum dos 27 sindicatos que integram a Fenapef, até cento e vinte dias antes do processo, ressalvado o servidor recém-empossado na Polícia Federal.

Também é obrigatório estar em dia com os pagamentos das mensalidades. Não será permitido o voto por procuração.

Sindicalizados que estiverem fora de suas lotações podem votar em trânsito. Os votos serão apurados pela Comissão Eleitoral Nacional, ressalvando os votos em modo presencial, cuja apuração compete às Comissões Eleitorais Estaduais.

A nova diretoria proposta pela Chapa 2 tem representantes de 10 estados mais o Distrito Federal:

  • De Pernambuco, Fabíola Simões (Presidente) e Manoel Caetano Cysneiros (Secretário Geral).
  • Do Rio de Janeiro, Telmo Corrêa (Vice-Presidente) e Nilton Campbell (Diretor de Seguridade Social).
  • Do Ceará, Nara Coutinho (Diretora da Mulher) e Sérgio A. Silveira (Diretor de Comunicação).
  • De São Paulo, Francisco Sabino (Diretor de Estratégia Sindical) e Jonson Lara (Diretor de Relações do Trabalho).
  • Da Bahia, Renato Brito (Diretor Financeiro).
  • Da Paraíba, Elizabeth Pontes (Diretora Jurídica).
  • De Rondônia, João Bosco (Diretor Parlamentar).
  • E ainda os diretores substitutos, representando o Rio Grande do Sul, Marcel Iriart; o Rio Grande do Norte, Giovany Batista; o Pará, Carlos Alberto; e o Distrito Federal, Mônica Lacerda.

Quem é Fabíola Ferreira Simões, candidata à Presidente da FENAPEF?

É Agente de Polícia Federal Especial. Natural de Pedra-PE. Graduada em Comunicação Social e Direito. Servidora pública federal há 24 anos. Foi Diretora de Comunicação Social e do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco - SINPEF/PE (2013/2015 e 2016/2019).

Atua em Defesa dos Direitos das Mulheres Policiais desde 2014, quando lutou pela aprovação do PLP 275/2001, que garantiu a aposentadoria especial da Mulher Policial. Juntamente com as colegas policiais Saranita e Bibiana, idealizou a criação da Diretoria da Mulher na FENAPEF e nos Sindicatos, onde ocupa o cargo de Secretária Geral.

Em 2019, integrou o Grupo de Trabalho da FENAPEF que tinha como objetivo preservar os direitos adquiridos pelas mulheres policiais, principalmente na Reforma da Previdência. Atualmente está lotada na Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico/SR/PE.

Será a PRIMEIRA mulher a comandar a Federação Nacional dos Policiais Federais do Brasil.

Quem é Telmo Correa Pereira dos Reis, candidato à Vice-Presidente da FENAPEF?

É Agente de Polícia Federal Especial. Natural de Niterói-RJ. Bacharel em Direito. Servidor público federal há 24 anos. Exerceu a atividade policial em vários setores.

Em sua trajetória na luta sindical, sempre esteve na linha de frente, inclusive comandou o Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro, SINPEF/RJ por diversas vezes.

Atualmente está lotado no NFTI/DELEMIG/SR/PF/RJ.

Tags

Autor