ENTENDA

Joel da Harpa critica nota técnica sobre uso de banheiros de acordo com identidade de gênero

Nota foi emitida pela Gerência de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH), do Governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 05/11/2021 às 11:54 | Atualizado em 05/11/2021 às 12:07
Notícia
X

O deputado estadual Joel da Harpa (PP), expoente do eleitorado conservador em Pernambuco, criticou a nota técnica da Gerente de Políticas Educacionais em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH), do Governo do Estado, sobre o uso de banheiros de acordo com a identidade de gênero.

"A decisão ignora a segurança, especialmente para as mulheres. Acima de questões sobre identidade de gênero, violência sexual precisa ser levada em consideração. Banheiro único para meninos e meninas em escolas é medida que ignora segurança. Se a escolha do banheiro feminino depender do livre arbítrio de homens indefinidos quanto à identidade sexual, nossas mães, esposas, filhas e netas não terão mais tranquilidade para frequentar um banheiro. E nós, pais de família, não confiarmos em deixar nossos filhos nas escolas", opina Joel da Harpa.

O parlamentar afirma que as orientações da nota técnica não devem ser transformadas em ações, pois "já estão ultrapassando os limites".

Ele ainda diz que a utilização de vestiários e toaletes por pessoa cuja “identidade de gênero é diferente de seus cromossomos” fere o direito à intimidade, previsto na Constituição Federal.

Tags

Autor