ORÇAMENTO

Cresce a pressão pela criação da CPI do "Bolsolão"

No Twitter, usuários levantaram a tag #CPIdoBolsolão

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 07/11/2021 às 14:27
Notícia
X

Nas redes sociais, cresce a demanda pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprovar o "Bolsolão". O nome foi dado ao esquema de liberação de R$1,2 bilhão em emendas parlamentares antes da votação da PEC dos Precatórios.

A distribuição do montante deu-se através das chamadas "emendas de relator", o mecanismo do orçamento secreto. Dessa forma, antes da aprovação da PEC dos Precatórios em primeiro turno na Câmara, o pagamento acelerou a liberação de dinheiro público aos parlamentares.

Neste domingo (7), a #CPIdoBolsolão chegou aos assuntos mais comentados das rede social. O tema já foi comentado por parlamentares como Renan Calheiros (MDB-AL): "Isso [emendas de relator] vai causar talvez o maior escândalo do Brasil de todos os tempos".

A criação da CPI do Bolsolão abriria uma nova frente de desgaste ao Governo Federal após o fim da CPI da Covid, que dominou o debate público neste ano de pandemia. Caso instaurada, a Comissão poderia promover a investigação em ano eleitoral.

Para que uma CPI seja instaurada, necessita-se do apoio de pelo menos um terço dos Senadores ou Deputados Federais. 

Tags

Autor