Carlos Bolsonaro

Instagram restringe publicações de Carlos Bolsonaro; entenda

Vereador e filho do presidente teve duas publicações com selo de conteúdo falso

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 08/11/2021 às 7:45 | Atualizado em 08/11/2021 às 8:36
X

Quem entrar no perfil Carlos Bolsonaro (Republicanos) no Instagram verá duas publicações com o conteúdo coberto por um filtro. Isso acontece porque a rede social restringiu conteúdos do filho Zero Dois do presidente Jair Bolsonaro por causa da desinformação promovida em ambos os posts.

Numa das publicações, Carlos Bolsonaro compartilhou um vídeo do ex-presidente Lula numa entrevista. O vereador do Rio de Janeiro tenta justificar a alta no preço dos combustíveis e gás de cozinha alegando que o petista entregou refinarias da Petrobras à Bolívia, o que é falso.

"Acho que o ex-presidiário e seus comparsas esqueceram de apagar isso aqui. O gás de cozinha está caro, assim como outras coisas? Nada é um fato isolado e qualquer inocente sabe disso, além do 'fique em casa a economia a gente vê depois', as consequências são vistas no mundo todo", escreveu Carlos na rede social.

A verificação do conteúdo foi realizada pelo Aos Fatos. Os verificadores apontaram não somente a retirada de contexto do vídeo, como também que uma refinaria foi vendida às Bolívia, em 2007, por US$ 122 milhões.

"A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação", diz o Instagram na justificativa para a restrição.

Depois, o vereador voltou a publicar o vídeo, criticando o trabalho dos checadores. A nova publicação também sofreu restrição na rede social.

Tags

Autor