CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado diz já ter reunido 35% das assinaturas para "CPI do Bolsolão"

Para ser instaurada, 171 votos na Câmara são necessários

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/11/2021 às 10:22
Notícia
X

Ivan Valente (PSOL-SP) deu início a uma nova ofensiva pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o dito "orçamento secreto", como são chamadas as emendas do relator. Isso acontece às vésperas da votação em segundo turno da PEC dos Precatórios.

Batizada de "CPI do Bolsolão", a Comissão já conta com 60 assinaturas de deputados federais, como contou o deputado federal Ivan Valente à Revista Fórum. O número representa aproximadamente 35% dos 171 votos necessários para que a CPI seja instaurada.

Caso instaurada, a Comissão investigaria o "orçamento secreto" liberado por Jair Bolsonaro, que é acusado de usar as emendas do relator, através do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), para influenciar a votação da PEC dos Precatórios (PEC 23/2021).

Nas redes, cresceu a pressão pela criação da CPI do "Bolsolão"

Nas redes sociais, cresce a demanda pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprovar o "Bolsolão". O nome foi dado ao esquema de liberação de R$1,2 bilhão em emendas parlamentares antes da votação da PEC dos Precatórios.

A distribuição do montante deu-se através das chamadas "emendas de relator", o mecanismo do chamado orçamento secreto. Dessa forma, antes da aprovação da PEC dos Precatórios em primeiro turno na Câmara, o pagamento acelerou a liberação de dinheiro público aos parlamentares.

Neste domingo (7), a #CPIdoBolsolão chegou aos assuntos mais comentados das rede social. O tema já foi comentado por parlamentares como Renan Calheiros (MDB-AL): "Isso [emendas de relator] vai causar talvez o maior escândalo do Brasil de todos os tempos".

A criação da CPI do Bolsolão abriria uma nova frente de desgaste ao Governo Federal após o fim da CPI da Covid, que dominou o debate público neste ano de pandemia. Caso instaurada, a Comissão poderia promover a investigação em ano eleitoral.

Para que uma CPI seja instaurada, necessita-se do apoio de pelo menos um terço dos Senadores ou Deputados Federais. 

Tags

Autor