INTERNACIONAL

Aliado de Bolsonaro, Steve Bannon é preso nos Estados Unidos

Ex-coordenador de campanha de Trump se entregou ao FBI

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 15/11/2021 às 13:28
Notícia
X

Steve Bannon, aliado próximo do ex-presidente estadunidense Donald Trump, foi preso nesta segunda-feira (15). O ex-conselheiro do republicano, coordenador de sua campanha à presidência, se entregou há pouco ao FBI. Considerado articulador internacional da extrema-direita, ele também é aliado da família Bolsonaro.

Steve Bannon foi indiciado na última sexta-feira (12) por desacato ao Congresso americano. Isso acontece porque ele se recusou a dar testemunho e entregar às autoridades documentos sobre a invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro.

Quando se entregou, na manhã desta segunda, ele anunciou aos apoiadores numa rede social da extrema-direita: "Estamos derrubando o regime de Biden, eu quero que vocês fiquem focados, isso é só ruído". O estrategista deve ser ouvido por um juiz ainda hoje.

"A intimação exigia que ele apresentasse documentos e que comparecesse para um depoimento perante o comitê. De acordo com a acusação, o senhor Bannon recusou-se a comparecer para prestar depoimento conforme exigido pela intimação e recusou-se a apresentar documentos em conformidade com a intimação", diz procurador-geral Merrick Garland.

REPRODUÇÃO/TWITTER
Bannon ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro - REPRODUÇÃO/TWITTER

A denúncia de desacato foi apresentada pelo procurador-geral e acatada por uma corte federal. Suspeita-se que Steve Bannon, ex-estrategista-chefe e conselheiro do então presidente Donald Trump, tenha informações capazes de montar o quebra-cabeça sobre o ocorrido no dia 6 de janeiro, quando apoiadores do republicano invadiram o Capitólio num ato que resultou em cinco mortes.

Tags

Autor