Casas populares

Comunidade do Pina debate projeto habitacional do Aeroclube nesta quarta

Os moradores querem a construção de mais apartamentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/11/2021 às 10:46 | Atualizado em 17/11/2021 às 11:30
Notícia
X

Nesta quarta-feira 17, acontecerá reunião pública na escola Novo Pina, para falar sobre o projeto do Aeroclube, no Pina.

A reunião foi convocada pela Comul Pina (Comissão de Legalização e Urbanização) em conjunto com várias lideranças e representantes.

Para o evento, os locais chamaram a Comissão de Acompanhamento de Obras do Aeroclube, formada por vereadores do Recife, Secretaria de Habitação, Secretária de Governo e Caixa Econômica Federal.

O ativista e ex-diretor de Habitação do Recife Felipe Cury diz que os moradores estão pedindo mais transparência na participação.

"Estamos acompanhando este projeto desde de sua concepção e apresentação ainda na primeira gestão de Geraldo Júlio. A iniciativa dos vereadores foi boa, porém, as audiências públicas ainda são insuficientes. Isso porque algumas questões relevantes estão sendo colocadas em segundo plano no debate. Por exemplo: O fato é que a mais palafitas cadastradas e famílias no Auxílio Moradia do que apartamentos em construção. Como será implantado um projeto imobiliário privado num terreno público? Quais benefícios e contrapartidas isso vai gerar? É necessário que fique claro quais critérios serão utilizados para contemplar as famílias e tornar pública a listagem dessas pessoas. Será necessário o pagamento de uma parcela fixa pelo imóvel a Caixa Econômica? São várias dúvidas que, nesta reunião, a população poderá ser esclarecida e participar efetivamente do debate sobre o projeto.", afirmou o ativista.

Blog Imagem
A reunião será dia 17 às 19h na escola Novo Pina - Blog Imagem

Ainda segundo Cury, os moradores querem a construção de mais apartamentos.

"Queremos um projeto quê atenda a toda população. Não somos contra ao parque. Mas é imperativo que nenhuma família de palafitas, do auxílio moradia e cadastradas fiquem sem casas. No terreno do Aeroclube, é possível resolver o déficit habitacional, a urbanização daquele território, construir Parque, Compaz, Creche, Escola, Upinha. Estamos falando de 21 hectares de terra. É possível construir um projeto que contemplem a todos", disse Felipe Cury.

A reunião será dia 17 às 19h na escola Novo Pina.

Tags

Autor