LEGISLATIVO

'Emendas participativas quebram a lógica dos acordos de bastidores', avalia Túlio Gadelha

Parlamentar divulgou nesta semana projetos contemplados pelas emendas parlamentares, definidas por voto popular

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 18/11/2021 às 16:29 | Atualizado em 18/11/2021 às 16:38
Notícia
X

Definiu-se nesta semana, após votação popular, a lista de projetos contemplados pelas emendas parlamentares de Túlio Gadelha (PDT-PE). O deputado, através das chamadas emendas participativas, coloca à disposição do público a escolha do destino da verba destinada ao seu mandato. O Blog conversou com o parlamentar sobre a iniciativa.

O projeto das emendas participativas começou em 2019, resultado de promessa de campanha do pernambucano. Em 2021, realizou-se a sua terceira edição, com a participação de 80 mil votos de pernambucanos.

"A gente achou democrático esse modelo de consulta pública para definição desses recursos e a gente tem adotado em 100% das emendas individuais. Não é um processo muito comum. Não há resistência, mas colegas relatam que são cobrados a adotar o mesmo processo de emendas participativas", comenta Túlio Gadelha.

Como conta o parlamentar, o processo começa quando sua equipe recebe os projetos propostos, e então são submetidos à análise técnica para separar os viáveis e os não viáveis legalmente, como é o caso das benfeitorias individuais ou para propriedades privadas.

"O que a gente sabe é que muitos deputados constroem acordos com prefeitos em troca de apoio, comprometendo emendas parlamentares e sabemos que essa é uma porta para a corrupção. (...) Ainda vejo a sociedade distante dessas decisões. Essa iniciativa traz as pessoas para o debate político, mostrando os problemas e dificuldades da cidade e da própria sociedade, levando o público e pensar como resolver essas questões", avalia o parlamentar.

Marcello Casal JrAgência Brasil
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. - Marcello Casal JrAgência Brasil

Nas redes sociais, de fato, houve movimentação. Diferentes projetos fizeram campanha virtual, pedindo votos nas suas proposições. Dentre eles destaca-se o Mãos Solidárias, que recebeu 846 votos com proposta orçada em R$ 300 mil.

Com as campanhas, avalia o parlamentar, mais pessoas tomam conhecimento sobre a existência das emendas parlamentares enquanto descobrem que outros deputados dispõem do mesmo orçamento. 

"É promover o debate público e mobilizar a sociedade, mostrando que isso pode resultar em recursos e quebrar um pouco a lógica dos acordos feitos nos bastidores, empoderando as pessoas que desejam participar da política, dando as pessoas o poder de gerir o orçamento público", finaliza.

Tags

Autor