Turismo

Fiação embutida deve ser um dos primeiros projetos de João Campos para Recife Antigo

No lançamento do programa, a Prefeitura do Recife disse que, além de incentivos fiscais, vai seguir fazendo sua parte investindo diretamente na infraestrutura da área.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/11/2021 às 11:33 | Atualizado em 18/05/2022 às 19:52
Notícia
X

O projeto de embutimento da fiação de energia no bairro deve ser um dos primeiros projetos do prefeito João Campos, para o Recife Antigo.

A medida integra o Recentro, projeto de revitalização do centro do Recife, mas é promessa antiga da prefeitura da capital pernambucana.

Antes mesmo da chegada da técnica Ana Paula Vilaça para tocar o Recentro, o projeto de fiação já tinha até projeto executivo, uma das etapas da burocracia estatal antes da ordem de serviço em si. Com a chegada de Ana Paula Vilaça, o projeto pode ser acelerado.

Uma das ideias em paralelo é melhorar as calçadas no Recife Antigo, já que haverá o enterramento dos fios de rede de energia. Além da rua Bom Jesus, o projeto contempla fiação embutida em quatro ou cinco ruas do bairro-ilha.

A promessa de retirar o emaranhado de fios que cobrem as ruas do Recife, porém, já é conhecida. Em 2014, Geraldo Júlio (PSB), então prefeito do Recife, sancionou Lei Municipal 17.984, que diz:

"Ficam as empresas públicas e privadas, concessionárias de serviços públicos e prestadores de serviço que operam com cabeamento elétrico, de telecomunicações ou assemelhados, na cidade do Recife (PE), obrigadas a embutir no subsolo todo o cabeamento ora existente."

No lançamento do programa, a Prefeitura do Recife disse que, além de incentivos fiscais, vai seguir fazendo sua parte investindo diretamente na infraestrutura da área.

"Os primeiros passos já foram dados com a nova iluminação do Parque das Esculturas, a pedestrianização da rua do Bom Jesus, a requalificação do entorno do Pátio de Santa Cruz e Mercado da Boa Vista, a reabertura da Casa do Carnaval e as obras do Novo Cais da Aurora, entre outros investimentos em andamento".

"E as próximas ações em estudo para a área pela Prefeitura do Recife são o embutimento da fiação do Bairro do Recife, Iluminação em LED para todo o centro, além de um projeto de iluminação cênica em pontos estratégicos, a recuperação do Mercado de São José e potencialização do Pátio de São Pedro".

Tags

Autor