EMBATE

Jair Bolsonaro ameaça não renovar concessão da Globo

Presidente voltou a falar sobre concessão da emissora, que precisa ser renovada no próximo ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 23/11/2021 às 12:10 | Atualizado em 23/11/2021 às 12:17
Notícia
X

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre a Rede Globo nessa segunda-feira (22), dia em que pesquisa de intenção de voto confirma favoritismo de Lula (PT) e aproximação, ainda discreta, de Sérgio Moro (Podemos). O presidente ameaçou não renovar a concessão da emissora, a ser encerrada em outubro de 2022.

"A Globo tem encontro comigo ano que vem. Encontro com a verdade. (...) Não vou perseguir ninguém. Tem que estar com as certidões negativas em dia, um montão de coisas aí. Igual à parada matinal: tem que estar arrumadinho. Ela e qualquer outra empresa", disse Jair Bolsonaro no cercadinho do Palácio do Alvorada.

No Brasil, os canais de rádio e TV pertencem à União. Dessa forma, empresas precisam de uma concessão para explorar a faixa. Para isso, é preciso que a o concedido se adeque a uma série de normas. 

Em outubro de 2019, através de uma live, Jair Bolsonaro criticou a emissora por causa da exibição de uma reportagem sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). O presidente, na ocasião, chamou a emissora de "podre" e "canalha".

No ano seguinte, já durante a cobertura da pandemia, insinuou: ""Não vou dar dinheiro para vocês. Globo, não tem dinheiro para vocês. Em 2022... Não é ameaça não. Assim como faço para todo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade, para que você [Globo] possa ter sua concessão renovada. Se não tiver tudo certo, não renovo a de vocês nem a de ninguém".

Tags

Autor