ENTREVISTA

"A moradia vai ser fundamental", diz Ana Paula Vilaça sobre revitalização do Centro do Recife

Confira as medidas já anunciadas pelo Recentro, projeto tocado pelo Escritório de Gestão do Centro do Recife, pasta comandada por Ana Paula Vilaça

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 24/11/2021 às 11:20
Notícia
X

Em entrevista concedida ao Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio, Ana Paula Vilaça destacou os desafios a serem enfrentados pelo Escritório de Gestão do Centro do Recife, principalmente relacionado às questões de moradia. A pasta foi criada recentemente pelo prefeito João Campos (PSB-PE) e a gestora assume o comando, oficialmente, no dia 1 de dezembro.

Para assumir o novo cargo, Ana Paula Vilaça deixa o posto de secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, pasta estadual comandada pelo ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB). Na nova pasta, concentrará o olhar no Bairro do Recife, Santo Antônio e São José.

"Um grande problema é a questão da moradia, que precisa ser enfrentado. Vamos trabalhar com diversas faixas de renda, nosso objetivo é desde a ocupação de interesse social à alta de renda, pois é preciso diferentes perfis de pessoas consumindo nos bairros. Dessa forma, teremos movimentação durante todo o dia, todos os dias da semana. Essa é uma grande questão, pois temos movimentação durante o dia por causa dos trabalhos, mas a noite e finais de semana temos queda de movimento. Por isso a prefeitura já lançou o pacote de incentivos fiscais, com esse olhar especial para moradia, lembrando sempre, para todas as faixas etárias.

Dentre os incentivos anunciados, está a redução de até 100% do IPTU para quem revitalizar imóveis nas Zonas Especiais de Proteção Histórica (ZEPH) dos bairros de São José, Santo Antônio e Bairro do Recife, seja ou parcial ou totalmente. Nessas obras, também vai ter uma redução de ISS de 5% para 2%.

Além disso, quando a obra for destinada a moradia, o prazo pode chegar a 10 anos quando for para habitação de interesse social. A Prefeitura também vai oferecer até 100% de isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tanto para a primeira aquisição do imóvel, pela construtora, quanto para o primeiro proprietário para moradia, como contou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fisher.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Ana Paula Vilaça é secretária para projeto de revitalização do centro do Recife e cede entrevista para o Resenha Política na TVJc - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

"Todos os impostos municipais terão descontos ou isenções para que a gente possa promover essa ocupação, seja por pousadas, hotéis, restaurantes e moradia. Temos que lembrar do estoque de patrimônio histórico e cultural nessa área da cidade, com prédios históricos precisando ser mantidos e restaurados. Esses incentivos são para promover a restauração dos imóveis e a ocupação deles", comentou Ana Paula Vilaça ao Blog.

Questionada sobre como evitar a debandada de negócios e investimentos após o fim dos incentivos fiscais, a secretária destaca, novamente, o papel da moradia como pilar para promover a sustentabilidade do ecossistema econômico. "Quando você tem moradia, os moradores vão consumir em padarias, salões de beleza, escolas, farmácias e pequenos negócios".

Tags

Autor