Mundo dos advogados

Após eleições acirradas na OAB, Ronnie Duarte processa criminalmente Jayme Asfora

Em querela inédita, dois ex-presidentes da OAB vão duelar na Justiça

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 24/11/2021 às 16:15 | Atualizado em 24/11/2021 às 17:59
Notícia
X

O ex-presidente da OAB (2006 a 2008) e vereador do Recife Jayme Asfora virou réu em uma ação penal. O ex-presidente Ronnie Duarte (2016 a 2018) entrou com uma ação penas contra Asfora, depois das acirradas eleições para o comando da instituição, vencidas pelo advogado Fernando Ribeiro Lins.

Asfora defendeu a eleição do candidato de oposição Almir Reis, derrotado no pleito. Ronnie Duarte era apoiador de candidato que venceu as eleições, Fernando Lins.

No meio da ferrenha disputa pelo comando da OAB este ano, Asfora fez vários posts direcionados a Ronnie Duarte e em um deles chamou o ex-presidente de "mafioso".  A acusação diz que o post no Instagram foi um discurso público desproporcional e agressivo, indiscutivelmente
ofensivo à honra de Ronnie Duarte.

Em um dos posts, além de ter dito aos seguidores que Duarte teria “implorado”, de forma “humilhante” pelo seu apoio nas eleições da OAB/PE, alegou que estaria, supostamente, envolvido em “esquemas” dentro da mesma instituição de classe.

O processo contra Jayme Asfora foi distribuído com o número 0122280-04.2021.8.17.2001 para o órgão 5ª Vara Criminal da Capital.

Curiosamente, o advogado da ação é o também ex-presidente da OAB Ademar Rigueira Neto.

"No torpor das madrugadas, (Asfora) passou a trilhar um compasso beligerante, usando das redes sociais para machucar, manchar, lancinar; logo quem, os próprios colegas que se enfeixaram
no órgão de classe, representando a categoria", diz a peça assinada por Rigueira.

"Como entender-se tamanho vilipêndio. É que, em passado recente, o advogado, vereador e, agora Querelado, foi e deixou de ser do grupo que elegeu e continuou elegendo o Querelante. Quem sabe é o amargor que o triunfo não conseguiu apagar? Ou pior, recrudesceu o arrependimento de ter deixado a nau antes dela aportar na vitória consagradora, impedindo continuidade de algum projeto que ficara relegado, banido, inacabado", afirma.

"Ainda entrarei com uma representação no Tribunal de Ética da OAB e com uma ação de indenização pelos danos materiais e morais sofridos", revela Ronnie Duarte, ao blog, neste começo de tarde de quarta-feira.

No meio de tudo, esteve a disputa pela OAB.

"As nítidas ofensas proferidas por Jayme Asfora contra Ronnie Duarte, estrategicamente lançadas ao público três dias antes das eleições, demonstram a pretensão de Asfora em ofender a honra de Ronnie, macular e difamar sua imagem pública diante dos advogados eleitores, e imputar o cometimento específico de tipo penal previsto no art. 332 do CP, obtendo, assim, ardilosa vantagem ao candidato opositor (Almir Reis)", diz o advogado de acusação.

Tags

Autor