Rede de proteção social

Oposição critica PSB por falta de vaga de creches no Recife

Conselhos tutelares do Recife das oito Regiões Político Administrativas (RPAs) denunciaram o processo de matrículas para a rede municipal de ensino do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 25/11/2021 às 11:02 | Atualizado em 25/11/2021 às 11:06
Notícia
X

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho criticou o descaso com a primeira infância no Recife após a denúncia de que 3.896 crianças e adolescentes que ficaram sem vagas em creches ou escolas em 2021 possam passar mais um ano fora das instituições.

"Esse é o retrato dos 20 anos de gestões PSB e do PT. Na propaganda é tudo lindo. Na vida real, Recife é a quarta capital com maior demanda por vagas de creches no país, segundo pesquisa da Fundação Maria Cecilia Vidigal," destacou.

Mendonça Filho disse que quando era ministro da Educação autorizou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de seis creches no Recife.

"A gestão do PSB não chegou a tirar as unidades do papel e alegou não conseguir terreno. Investir na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento escolar do estudante por toda a vida", pontuou Mendonça.

Conselhos tutelares do Recife das oito Regiões Político Administrativas (RPAs) denunciaram o processo de matrículas para a rede municipal de ensino do Recife. Os conselheiros solicitaram uma ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para priorizar o andamento da lista de espera composta, em grande parte, por famílias em vulnerabilidade social e sem acesso a equipamentos que facilitem a inscrição. A Prefeitura do Recife recorreu da sentença e a ação, agora tramita em segunda instância, que aguarda a decisão de mérito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Depois da divulgação da informação, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) também criticou mais uma vez o partido de situação.

"Essa é a marca do PSB. Todo dia é uma novidade negativa do Governo Estadual, com Paulo Câmara e agora, da Prefeitura do Recife, com João Campos; incrível como eles são péssimos gestores".

"Se não bastasse esse tempo todo de pandemia, período no qual a Prefeitura poderia ter construído ou reformado as creches e escolas do Município, o que vemos é abandono, e o pior ainda pode estar por vir, pois esses jovens, ao não comparecer às salas de aula, ficando expostos nas ruas, se tornarão alvos fáceis de aliciamento pelo narcotráfico do Recife", disse.

"Dinheiro para saúde e educação não tem, mas para árvore de natal (de quase R$ 1 milhão de reais), refazer calçadas em área nobre, pagar instrumentos musicais sem utilidade e com evidências de corrupção, isso tem! O povo de Pernambuco está de olho, 2022 está chegando!", disse Feitosa, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2020. Mendonça Filho também foi candidato pelo Democratas no Recife.

Tags

Autor