Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Imortal

ABL elege o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti para a Cadeira 39, na sucessão do Acadêmico Marco Maciel

José Paulo Cavalcanti ainda é romancista e possui mais de 18 títulos escritos, alguns já publicados no exterior

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 25/11/2021 às 16:45
Notícia
NE10
NE10
Leitura:

A Academia Brasileira de Letras elegeu, no dia 25 de novembro, em sessão híbrida no Petit Trianon, o novo ocupante da Cadeira 39 de seu Quadro de Membros Efetivos, vaga com o falecimento do Acadêmico e vice-presidente Marco Maciel, ocorrido no dia 12 de junho de 2021.

O vencedor foi o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti, que recebeu 21 votos. Participaram da eleição 34 Acadêmicos de forma presencial ou virtual (um não votou por motivo de saúde).

Os ocupantes anteriores da cadeira 39 foram: Oliveira Lima (fundador) – que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen –, Alberto de Faria, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

“José Paulo Cavalcanti é um renomado estudioso de Fernando Pessoa, tão íntimo e intenso, como se fosse parente espiritual do poeta. Ensaísta e pesquisador refinado, a biografia que ele redigiu sobre Pessoa circula nos quatro cantos da Terra. José Paulo entra para a ABL com o passaporte da literatura. Ou talvez com mais de um documento, se considerarmos os heterônimos de pessoa, que assombram e iluminam o novo Acadêmico eleito”, declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi.

Comentários

Últimas notícias