ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe mostra queda de Bolsonaro, estabilidade de Lula e crescimento tímido de Moro

Pesquisa apresenta os números de novembro dos principais presidenciáveis

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 26/11/2021 às 12:04 | Atualizado em 28/11/2021 às 15:41
Notícia
X

O levantamento de novembro do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra Lula (PT) liderando de forma estável o ranking de intenção de votos para a presidência da República. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda e Sergio Moro (Podemos) desponta como candidato "terceira via", numa disputa ainda apertada.

Nesta edição, o Instituto testou os pré-candidatos em dois cenários diferentes: um com João Doria como candidato do PSDB à presidência e outro com Eduardo Leite. Pouco muda, porém, se o concorrente é o governador de São Paulo ou o governador do Rio Grande do Sul, como observa-se:

Made with Flourish

Na série histórica, já é possível perceber que Lula (PT), líder isolado, parece ter atingido o teto de intenções de voto, marcando 42 pontos percentuais. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda em relação a outubro, indo de 28% a 25%.

Made with Flourish

Sergio Moro (Podemos) vai se estabelecendo como principal candidato da "terceira via", ultrapassando Ciro Gomes (PDT), até então melhor candidato do grupo que se apresenta como alternativa entre o ex-presidente e o atual chefe do executivo. O ex-ministro de Bolsonaro saltou de 9% para 11% das intenções de voto, como mostra a pesquisa, comparando agosto a novembro deste ano.

A Pesquisa Ipespe tem margem de erro 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021, com amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro de todas as regiões do Brasil.

Tags

Autor