Oposição em Pernambuco

'Para resgatar Pernambuco, é preciso debater Pernambuco' diz Raquel Lyra, criticando nacionalização da campanha

Se falarmos demais sobre Brasília, não teremos como falar sobre Ouricuri, Itacuruba e Vitória de Santo Antão, diz a prefeita de Caruaru

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/11/2021 às 15:07 | Atualizado em 30/11/2021 às 15:25
Notícia
X

Por Raquel Lyra, em artigo enviado ao blog

Nas últimas semanas, o movimento Levanta Pernambuco esteve em diversos municípios, promovendo encontros entre pessoas, especialistas e lideranças políticas para debater a grave situação social e econômica do nosso estado. Em cada lugar que visitamos, pudemos constatar o que estudos, evidências e a imprensa têm nos mostrado: que Pernambuco está ficando para trás.

O estado que crescia mais que o Brasil hoje é líder em desemprego. Temos aqui a pior taxa do país já há dois trimestres consecutivos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgada divulgada hoje pela manhã pelo IBGE. São mais de oitocentas mil pessoas sem emprego. De acordo com o Banco Mundial, Pernambuco é hoje o pior estado do Brasil para se fazer negócios. E os dados oficiais apontam que mais da metade das famílias, especialmente no interior, ou depende de programas de transferência de renda ou de um emprego na administração pública.

Para os jovens, a realidade é ainda mais difícil. Muitos não tiveram acesso à creche e à pré-escola. E a minoria que conclui o Ensino Médio sai da escola sem aprender o adequado em Português e Matemática. O resultado? Desemprego, desalento e falta de esperança. Um em cada três pernambucanos de 18 a 24 anos hoje são "jovens nem-nem" - nem estudam e nem trabalham. De novo, estamos entre os piores estados do Brasil.

A situação é grave e se reflete em diversos aspectos. A fome é uma realidade para milhares de pernambucanos, que ainda sofrem com altos índices de violência. Violência que se concentra justamente entre os jovens nas periferias, onde a falta de oportunidades os leva às drogas e à criminalidade.

Para resgatar Pernambuco, é preciso, sobretudo, debater Pernambuco. Analisar as informações, visitar as cidades, conversar com as pessoas. Observar o que fez Caruaru reduzir a Violência pela metade em apenas três anos, tornando-se uma das mais seguras dentre as grandes cidades do Nordeste, saindo das páginas policiais e se tornando referência nacional em educação de qualidade.

E, é claro, é preciso falar sobre a Política. Política que passa sim pelo cenário nacional, mas que precisa sobretudo tratar as questões de Pernambuco. Se falarmos demais sobre Brasília, não teremos como falar sobre Ouricuri, Itacuruba e Vitória de Santo Antão. Se acharmos que todos os nossos problemas foram causados ou serão resolvidos por este ou aquele Presidente, ficaremos paralisados ou continuaremos andando em câmera lenta.

O PSDB de Pernambuco está fazendo o seu dever de casa. Recebemos os três pré-candidatos do partido à Presidência do Brasil em Caruaru e no Recife. Participamos das prévias que escolheram o Governador de São Paulo João Doria como nosso candidato, pautando os problemas do nosso estado e propondo um novo pacto pelo Nordeste. E continuamos percorrendo o estado com o movimento Levanta Pernambuco, em aliança com o Cidadania, o PL e o PSC.

O xadrez eleitoral é complexo e o calendário, distante. Nacionalizar ou fulanizar o debate só serve a quem se interessa em esconder os problemas de Pernambuco.

Raquel Lyra está Prefeita de Caruaru e preside o PSDB em Pernambuco

Tags

Autor