SABATINA

"Na vida a Bíblia, na Corte a Constituição", diz André Mendonça ao defender sua indicação ao STF

Ex-ministro de Jair Bolsonaro, André Mendonça tenta se defender de críticas sobre influência da religião em suas possíveis decisões no STF

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 01/12/2021 às 12:04 | Atualizado em 01/12/2021 às 12:08
Notícia
X

Durante sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça no Senado, André Mendonça defendeu sua indicação ao Supremo Tribunal Federal. O ex-ministro da Justiça, indicado em julho por Jair Bolsonaro (PL), negou influência da religião na sua atuação na Corte, caso aprovado pelos parlamentares.

"Na vida a Bíblia, na corte a Constituição. Na Suprema Corte defenderei a laicidade estatal e a liberdade religiosa de todo cidadão, inclusive daqueles que não manifestam qualquer crença", disse André Mendonça no seu discurso de abertura.

A possível influência religiosa no Supremo Tribunal Federal é a principal crítica feita ao ex-ministro de Bolsonaro. Isso acontece porque a segunda indicação de Jair Bolsonaro, como garantiu o presidente, seria de um jurista "terrivelmente evangélico". O mandatário, inclusive, já defendeu a realização de oração antes das sessões do STF.

André Mendonça, porém, negou essa possibilidade: "Não há espaço para manifestação pública religiosa durante uma sessão do STF. Isso não significa que antes de começar o dia de trabalho, ou antes de começar esta sessão, por exemplo, ou mesmo antes de me alimentar, eu não faça minha oração individual".

Tags

Autor