habitação

Habitacionais Encanta Moça, no Pina, não serão entregues em abril

Obra esta sendo tocada pela PCR, mas sofre com percalços

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/12/2021 às 14:24 | Atualizado em 01/12/2021 às 15:44
Notícia
X

Os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, destinados a 600 famílias moradoras das palafitas do Bode, no Pina, serão entregues com atraso. A previsão da Exata Engenharia, responsável pela execução do projeto, era abril de 2022. Porém, em audiência pública nesta quarta-feira (1º), mediada pelo vereador Paulo Muniz (SD) na Câmara Municipal do Recife, a URB informou que o Governo Federal não está cumprindo com o repasse de recursos acordado.

“O orçamento está muito prejudicado não só para os projetos do Minha Casa Minha Vida do Recife, mas de todo o Brasil. A construtora está na expectativa para voltar a receber o fluxo correto de recursos, mas o repasse pela Caixa ainda não normalizou. Foi preciso diminuir o efetivo porque não havia condição de continuar bancando sem garantia de verba. A obra está devagar, mas não paralisada”, disse o gerente geral de Integração Urbanística da URB, Fabrício Couto, garantindo que, apesar de não haver mais prazo para entrega dos apartamentos, toda a infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica estará pronta.

A questão beneficiou a Compesa, que, na audiência pública de 4 de novembro, havia informado que precisaria de um prazo bem maior que abril de 2022 para concluir as obras de esgotamento sanitário ligando os habitacionais à estação elevatória. “Tivemos problemas de comunicação na última audiência, e o que traz a gente aqui hoje é informar que conseguimos publicar o edital. A licitação é rápida, iniciaremos a obra no final de fevereiro, máximo começo de março. A tendência é que consigamos concluir em agosto ou setembro, num prazo factível pra que o empreendimento seja todo inaugurado com infraestrutura totalmente necessária”, descreveu Flávio Coutinho, diretor de Negócios e Eficiência da Compesa. O edital de licitação foi publicado hoje (1º/12) no Diário Oficial e, segundo Coutinho, equipamentos e materiais já estão sendo adquiridos para serem entregues ao contratado.

A obra consiste na construção de uma estação elevatória que conduzirá o esgoto do Encanta Moça 1 e 2 até a Av. Conselheiro Aguiar através de uma tubulação de cerca de 1 km de extensão. “Interligaremos com o sistema que já operamos com a BRK Ambiental. É uma obra que não demora tanto tempo, teremos parceria com CTTU pra planejar e executar”, garante Coutinho. Isabelle Souto, gerente de Unidade de Negócio da Compesa, frisou que o órgão não será ‘um problema’ também na questão de abastecimento de água – e que uma subadutora de 170 metros será construída para levar água aos residenciais.

“Informações sem precisão acarretam em angústia para a população que aguarda um apartamento. Temos agora o compromisso da Compesa de que as obras de esgotamento e saneamento vão andar, mas iremos buscar com Caixa e Exata Engenharia definições sobre o andamento e a entrega dos habitacionais”, pontuou o vereador Paulo Muniz, presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do Parque do Aeroclube.

Camila Barbosa, da Neoenergia, disse durante a audiência pública que implantações luminárias são de responsabilidade da PCR, mas o fornecimento de energia elétrica aos habitacionais e seu entorno será entregue dentro do tempo hábil pela empresa.

Tags

Autor