Votação pela internet

Bolsonaro vence votação popular da revista Time e bate até Trump

A Personalidade do Ano de 2021, escolhida pelos editores da Time, será revelada no dia 13 de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/12/2021 às 16:12 | Atualizado em 09/12/2021 às 9:53
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia solicitado apoio aos seus apoiadores ainda em novembro, para a votação popular da revista americana Time. Depois disto, o nome de Bolsonaro disparou nas citações e votos dos leitores, aberta ao público. O chefe do Planalto acabou sendo o único nome da América Latina entre os finalistas mais votados e agora venceu a disputa, disparado.

"Contra tudo e todos, não tem quem segure o maior líder conservador do planeta!", vibrou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em contato com o blog.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também comemorou.

"UM GRANDE LÍDER! O mundo já sabe quem é Bolsonaro. Estamos também vencendo a guerra de narrativas! Deus te abençoe meu presidente @jairmessiasbolsonaro", escreveu, nas redes sociais e colocou no Facebook a reportagem do blog.

Logo depois da revelação, Bolsonaro agradeceu os votos em eleição da Time e parabenizou Trump por 2º lugar. A fala foi feita pelas redes sociais. Também começaram a pipocar cards nas redes sociais dizendo que ele havia vencido o prêmio, sem citar a votação popular.

Veja abaixo o texto, no site da revista americana Time, apresentando o resultado

O presidente Jair Bolsonaro venceu a pesquisa de leitores da Personalidade do Ano de 2021 da TIME.

O polêmico líder, que se candidatará à reeleição em 2022, está enfrentando uma desaprovação crescente sobre o modo como lida com a economia e enfrentou críticas generalizadas de políticos, tribunais e especialistas em saúde pública por minimizar a gravidade da COVID-19 e exibir ceticismo em relação à vacina.

Dos mais de 9 milhões de votos lançados pelos leitores para quem eles pensam ser a pessoa ou grupo que teve a maior influência no ano - para melhor ou pior - Bolsonaro recebeu 24% dos votos.

Mais recentemente, o Bolsonaro foi criticado pelo Supremo Tribunal Federal, que ordenou uma investigação oficial sobre os comentários do presidente em 24 de outubro, alegando falsamente que tomar as vacinas contra o coronavírus poderia aumentar a chance de contrair AIDS.

(O Facebook e o Instagram retiraram a transmissão ao vivo dias depois de ela ter sido postada online, citando uma violação de suas regras.)

Um relatório do Senado brasileiro em outubro recomendou que o presidente fosse indiciado por várias acusações criminais por administrar mal a resposta do país à pandemia, que já matou mais de 600.000 pessoas no Brasil. Bolsonaro negou repetidamente qualquer irregularidade.

ALAN SANTOS/PR
Bolsonaro e Trump, quando este era presidente - ALAN SANTOS/PR

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - que incitou os motins do Capitólio em 6 de janeiro e está pensando em outra candidatura à presidência em 2024 - ficou em segundo lugar na pesquisa dos leitores, com 9% dos votos.

Os profissionais de saúde da linha de frente que trabalharam incansavelmente para salvar vidas em meio à pandemia de COVID-19 em curso ficaram em terceiro lugar, com 6,3% dos votos.

Em quarto lugar ficou o advogado e ativista anticorrupção russo Alexei Navalny, que depois de se recuperar de um envenenamento quase fatal, voltou à Rússia em janeiro. As autoridades russas o prenderam ao desembarcar e ele continua preso. Navalny recebeu 6% dos votos dos leitores.

Finalmente, os cientistas que ajudaram a desenvolver as vacinas COVID-19 que salvam vidas ficaram em quinto lugar, com 5,3% dos votos.

No ano passado, trabalhadores essenciais, incluindo médicos, entregadores e trabalhadores de mercearias, ganharam a votação do leitor por colocarem suas vidas em risco para servir ao público durante o auge da pandemia.

A Personalidade do Ano de 2021, escolhida pelos editores da TIME, será revelada no dia 13 de dezembro.

100 personalidades mais influentes

Antes do resultado final, Bolsonaro chegou a se gabar de estar na liderança dos 100 mais influentes da lista da revista Times de 2021. Durante a tradicional live da semana, na quinta 25/11, o chefe do Executivo aproveitou a ocasião para pedir mais votos.

“Estive entre as 100 pessoas [mais influentes] em 2019 e em 2020. Agora em 2021, estamos liderando. Agradeço quem votou em mim e quem não votou peço entre no site da Times e volte, se você aprova ou não. Estamos mais de 20 pontos à frente do Trump personalidades da times”, disse, conforme reportagem do correio Brasiliense, do mês passado.

Presidência da República
Marinho tá em Petrolina, para assinar mais obras do governo Bolsonaro por lá - Presidência da República

Bolsonaro também questionou o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho se já havia votado nele e ele, sem graça, disse que iria votar.

No final de novembro, mutirões em grupos bolsonaristas no Telegram colocaram o presidente no primeiro lugar dos 100 mais influentes do mundo. Único brasileiro da lista, Bolsonaro tinha então 70% dos votos a favor, mais que o Papa Francisco, com 7%, e o presidente norte-americano Joe Biden, 9%.

A personalidade do ano é quem mais afetou as notícias ou vidas, para melhor ou pior, durante os últimos 12 meses. Ao todo eram 54 nomes na disputa pelo título, entre os candidatos estavam nomes relevantes como Donald Trump.

Tags

Autor