DESCANSE EM PAZ

Morre Fernando Menezes, jornalista e ex-secretário de imprensa

Jornalista fez parte do Jornal do Commercio, onde ficou conhecido pelas crônicas e bom humor

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/12/2021 às 9:16 | Atualizado em 09/12/2021 às 18:01
Notícia
X

Faleceu na manhã desta quinta-feira (9), aos 86 anos, o renomado jornalista pernambucano Fernando Menezes. Ele foi colunista esportivo do Jornal do Commercio e secretário de Imprensa no governo de Moura Cavalcanti, entre 1975 e 1979. O velório ocorre a partir das 15h, no Morada da Paz, enquanto a cremação ocorre às 19h.

"Na redação Fernando foi um ícone, uma referência. Respeitado e amado por todos nós. Era nosso Vovô Fernando. Assim o chamávamos, carinhosamente. Sempre foi muito além de um cronista esportivo. Era um intelectual. Uma cabeça sempre efervescente. Seu bom humor, sua análise sempre cortante dos fatos, seu afeto com os jovens repórteres (como eu fui um dia) fizeram dele o nosso eterno Vovô Fernando!", recordou Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio.

"É incrível a reação de todos os que o conheceram. Todos estamos muito tristes pela perda, mas ficam as lições, como levar a vida com bom humor e humildade. Era um gentleman, na acepção da palavra. Que a família encontre forças para este momento de dor", afirmou o titular do blog.

A partida de Fernando Menezes emocionou também outros comunicadores do Jornal do Commercio, como Marcelo Cavalcanti, do Blog do Torcedor: "Uma das mais figuras mais queridas e divertidas que conheci. Faleceu dormindo. Jamais esquecerei as conversas, as histórias, as risadas".

O jornalista, além de reportagens, também ficou conhecido ao publicar livros tematizando o Recife. Uma curiosidade é que ele integrou o grupo de voluntários responsáveis pela ampliação da Ilha do Retiro na para a Copa do Mundo .

Notas de pesar 

"A Câmara Municipal do Recife expressa sua grande tristeza pelo falecimento do jornalista Fernando Menezes. Ele teve uma atuação marcante em diversos veículos de comunicação, foi um dos mais importantes cronistas desportivos da história do futebol pernambucano, além de ter sido secretário de Imprensa do Estado. Uma figura terna e extremamente querida por onde passou. Deixa um grande legado e muitas saudades para quem o conheceu. Aos muitos amigos e à família, nossos sentimentos pela perda", afirmou Romerinho Jatobá, presidente da Câmara Municipal do Recife.

Tags

Autor