Segurança pública

Governo Federal apoia estruturação de projetos de iluminação pública em Olinda

Ao todo, cerca de 26 mil pontos de iluminação serão instalados na região.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/12/2021 às 9:03 | Atualizado em 10/12/2021 às 9:04
Notícia
X

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (PPI) e da Caixa Econômica Federal, realizou, nesta quinta-feira (9), reunião com gestores do município de Olinda, em Pernambuco, para estruturação de projeto de Parceria Público-Privada (PPP) no setor de iluminação pública.

A PPP na cidade pernambucana prevê o atendimento de cerca de 395 mil habitantes, possibilitando a melhoria da qualidade do serviço, bem como o aumento da segurança pública e desenvolvimento econômico.

Ao todo, cerca de 26 mil pontos de iluminação serão instalados na região.

A coordenadora-geral de Apoio aos Entes Subnacionais da Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Luísa Monteiro de Castro, representou a Pasta na reunião.

"A reunião de lançamento do projeto de iluminação pública do município de Olinda não poderia ter sido melhor. O prefeito Professor Lupércio enfatizou a relevância dos projetos, principalmente no que tange à segurança pública", afirmou Luísa. "Olinda é um dos 46 municípios habilitados no chamamento público de 2020 para a estruturação de projetos de iluminação pública. Essa iniciativa promete seguir a linha de sucesso de outras já estruturadas dessa maneira, como a de Campinas, por exemplo, que receberá R$ 171,6 milhões em investimentos nos próximos 13 anos", afirmou.

A estruturação do projeto é apoiada com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP).

A condução das atividades técnicas de estruturação será realizada pela Caixa, com o apoio da International Finance Corporation (IFC), da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI) e do MDR.

"As concessões e parcerias público-privadas proporcionam a atração de investimentos e parceiros privados para a implementação e operação das infraestruturas e serviços públicos essenciais ao desenvolvimento urbano e regional do País", afirma o diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do MDR, Eduardo Nóbrega.

Tags

Autor