VALOR HISTÓRICO

Vereadores do Recife destinam R$ 30 milhões para investimentos em obras públicas

Montante representa maior repasse da história do legislativo municipal

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 10/12/2021 às 15:59
Guga Matos/Imprensa CMR
Ao lado do prefeito João Campos, vereadores anunciaram maior destinação de recursos para obras públicas da história do legislativo municipal - FOTO: Guga Matos/Imprensa CMR
Leitura:

A Câmara dos Vereadores do Recife anunciou nesta sexta-feira (10) a maior destinação de recursos da história à Prefeitura. O legislativo municipal entrega R$ 30 milhões para realização de obras de infraestrutura em bairros e comunidades de toda a cidade.

O anúncio foi realizado na Prefeitura do Recife, com as presenças do presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB); do primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP); dos líderes do governo, Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB); e da oposição, Renato Antunes (PSC) e Tadeu Calheiros (Podemos). Os parlamentares foram recebidos pelo prefeito João Campos e pelo secretário de Governo, Carlos Muniz.

O montante é resultado de uma série de economias realizadas pela Câmara Municipal, como a diminuição de custeio e a informatização dos processos, além dos cortes provocados pela pandemia. Outra parte dos recursos são originários do fundo para a construção da sede do Legislativo, criado pela lei municipal número 17.853/2012.

De acordo com a legislação, a verba do fundo só poderia ser usada para aquisição de um novo prédio para abrigar os trabalhos da Casa de José Mariano. “Reunimos as lideranças partidárias e apresentamos a proposta para alterar a lei, fazendo esse repasse ao Executivo. Todos concordaram e já na segunda-feira (13) a Comissão Executiva irá apresentar o novo projeto”, explicou o primeiro-secretário Eriberto Rafael.

Para o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, a ação comprova a sintonia entre os poderes, apesar da independência necessária, além de ser uma demonstração de grandeza do parlamento. “O Recife está iniciando sua retomada econômica e voltando a investir em obras públicas. Fechamos o primeiro ano da Legislatura com uma decisão histórica de vereadoras e vereadores, que certamente irá impactar na melhoria da qualidade de vida de milhares de recifenses”, complementou.

O líder do governo na Casa, vereador Samuel Salazar, reforçou que se trata de um ato suprapartidário com o objetivo de investir recursos na cidade. “É uma decisão constituída pela unanimidade da Casa Legislativa”. Opinião compartilhada pelo líder da oposição, vereador Renato Antunes. “O fruto dessa decisão é servir ao povo do Recife”.

O prefeito João Campos agradeceu à Câmara Municipal e afirmou que o gesto mostra grandeza, compreensão do momento atual e deve servir de exemplo para outras cidades. “É possível buscar confluência naquilo que é maior que todos nós, que é o bem do povo da cidade”. Ele garantiu que a totalidade dos recursos será usada em investimentos na infraestrutura na cidade.

Comentários

Últimas notícias