AVALIAÇÃO

Segundo pesquisa, 43% dos brasileiros não enxergam ponto positivo no Governo Bolsonaro

Pesquisa realizada pelo Instituto Conhecimento Liberta explora a visão dos brasileiros sobre o Governo Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 13/12/2021 às 14:20 | Atualizado em 13/12/2021 às 15:13
Notícia
X

Pesquisa realizada pelo Instituto Conhecimento Liberta, dirigido pelo ex-banqueiro Eduardo Moreira, explora a visão dos brasileiros sobre o Governo Bolsonaro. Os números do levantamento, batizado como 'Conjuntura política e corrupção financeira', foram divulgados pelo colunista Chico Alves, no UOL.

A pesquisa mediu a opinião do público em diversos aspectos da gestão federal, como a atuação com relação aos trabalhadores ou aos bancos. Quando questionados sobre pontos positivos do Governo Bolsonaro, 43% dos entrevistados dizem não existir um único ponto digno de elogio. 28% citaram o combate à corrupção.

Enquanto isso, com 44% cada, destacam-se como pontos negativos os fracassos no enfrentamento da pandemia e no combate à pobreza e desigualdades.

Para o levantamento, coordenado por Jessé Souza, sociólogo e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foram ouvidas 2.685 pessoas, entre os dias 10 e 26 de novembro. Outros pontos de destaque são:

  • O Governo Bolsonaro desfavorece os trabalhadores para 51% dos entrevistados
  • A gestão desfavorece as pessoas em situação de extrema pobreza para 47% das pessoas
  • 68% consideram que o governo de Jair Bolsonaro favorece os banqueiros
  • Para 69%, o o Governo Bolsonaro favorece os grandes empresários
  • 86% reconhecem a crise econômica no Brasil e, para 90%, os mais pobres são os principais prejudicados por ela
  • Sobre política econômica, 40% não enxergam aspecto positivo, enquanto a gestão de Paulo Guedes é considerada ruim ou péssima para 41%, sendo bem avaliado somente para 23%
  • 61% dos entrevistados acreditam que a corrupção aumentou nos governos petistas e 44% acham que o problema aumentou durante o governo de Bolsonaro

Tags

Autor