Turismo

Recife ganha ferramenta interativa que permite a experiência de visitar o Bairro do Recife de maneira autônoma

Aplicativo nasceu de um crowdfunding no Quero Impactar, da Prefeitura do Recife, e integra ações do Programa Recentro

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/12/2021 às 13:21 | Atualizado em 16/12/2021 às 12:20
Notícia
X

De olho no potencial turístico da cidade, o aplicativo Recifeando, com acervo histórico pesquisado e reunido por Jacques Ribeboim, une arte, cultura e tecnologia e apresenta um jeito novo de vivenciar o bairro mais antigo da cidade.

A Prefeitura do Recife, por meio do Programa Recentro, iniciativa que busca revitalizar e modernizar a área central da cidade, é parceira da iniciativa e passa a gerir a ferramenta, que foi desenvolvida pela Rdmapps (https://www.rdmapps.com.br/). O app é gratuito e está disponível para celulares iOS e Android.

Através do Recifeando é possível conhecer a história do Bairro do Recife, oferecendo, de maneira criativa, moderna e simples, um panorama sobre monumentos que fazem parte desse bairro que é referência de diversas intervenções que promovem condições criativas de viver a cidade.

A ferramenta faz uso da Realidade Aumentada (RA - tecnologia que recria ambientes reais dentro da realidade virtual através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento) para promover uma experiência que permite explorar o bairro de maneira interativa e ainda mais autônoma. Também pode ser usada como ferramenta de aprendizagem escolar tornando o conhecimento mais prazeroso, além de ser um canal interessante para os guias turísticos.


Com o aplicativo, o cidadão tem a possibilidade de traçar o seu roteiro de passeio pelo Bairro do Recife a partir de 10 tipos de classificação: igrejas, praças, monumentos, pontes, museus, prédios, torres, teatros, ruas, fortes e equipamentos turísticos ligados à Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

A cada clique são exibidas as especificações em, linguagem simples, sobre a história de cada item catalogado. Ao passo que for avançando nessa descoberta interativa, o cidadão vai acumulando pontos e estimulando a exploração de outros lugares do bairro. O Recifeando faz uso do serviço de localização do GPS do celular e mapeia todos esses elementos.

O Recifeando funciona da seguinte forma: a partir do serviço de localização do GPS do celular, o aplicativo mapeia monumentos, equipamentos públicos e privados, ruas e obras de arte espalhados pelo bairro mais antigo do Recife. Cada um desses marcos contará com um breve relato com linguagem simples e repleto de conteúdo proporcionado um jeito diferente de explorar e viver a cidade.

“A forma como a gente hoje consome bens, serviços e informações mudou. Cada vez mais as pessoas buscam na tecnologia formas de se relacionar de maneira mais autônoma. Cabendo ao poder público, também, usar as informações de dados para criar alternativas modernas, interessantes e criativas capazes de promover cidadania digital. Unir esforços para criar soluções criativas também é nosso papel e o Recifeando é a prova de que essas alianças são bem-vindas.", disse Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife.

Tags

Autor