ELEIÇÕES 2022

Confira a intenção de votos para o Governo de Pernambuco em Caruaru, segundo pesquisa

Pesquisa feita pela Asces-Unita mostra o comportamento do eleitorado caruaruense

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 20/12/2021 às 15:09 | Atualizado em 28/01/2022 às 13:30
Notícia
X

Levantamento produzido e divulgado pelo complexo educacional Asces-Unita mede a intenção de voto do eleitorado de Caruaru com relação à eleição para o Governo de Pernambuco e a Presidência da República. A pesquisa também mostra a opinião dos caruaruenses sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador Paulo Câmara (PSB) e da prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Na cidade, a prefeita Raquel Lyra dispõe de grande vantagem sobre os adversários. Isso não surpreende, pois sua administração é avaliada como "ótima" para 15% do público, enquanto os que a consideram boa são 40%. Por outro lado, pesquisa Plural, divulgada em agosto, mostrou Marília Arraes (PT) liderando em todos os cenários.

Confira o ranking da intenção de voto:

Made with Flourish

Além da boa avaliação, Raquel Lyra tem um grande poder sobre o eleitorado para transmitir votos a outro candidato. De acordo com a pesquisa, 46% dos caruaruenses pretendem votar num nome apoiado pela prefeita. Esse é um dos atrativos que leva Miguel Coelho a querer atraí-la para o seu palanque.

Jones Manoel (PCB), Anderson Ferreira (PL), Júlio Lóssio (PSD) e Elias Gomes (PSDB) não pontuaram. Chama atenção, também, o indicativo de que Paulo Câmara (PSB) não conseguiria fazer um candidato crescer na cidade: 80% dos caruaruenses dizem que não votariam num nome apoiado pelo atual governador.

O levantamento também mediu a intenção de voto para a Presidência da República. O resultado foi:

  1. Lula (PT): 41%
  2. Jair Bolsonaro (PL): 24%
  3. Ciro Gomes (PDT): 6%
  4. Sergio Moro (Podemos): 1%
  5. João Doria (PSDB): 1%
  6. Datena (PSL): 1%
  7. Simone Tebet (MDB): 0%
  8. Branco/Nulo: 15%
  9. Não sabe ou não respondeu: 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de dezembro, realizando 480 entrevistas com eleitores do município de Caruaru com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags

Autor