Passagem

TJPE e amigos lamentam a morte de Joezil Barros

Várias autoridades manifestaram pesar pela passagem do profissional de comunicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 21/12/2021 às 15:41 | Atualizado em 21/12/2021 às 17:52
Notícia
X

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comunica, com profundo pesar, o falecimento do Assessor de Comunicação Social da Instituição, o jornalista Joezil dos Anjos Barros, aos 84 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, consequência de um câncer de pulmão. Joezil Barros estava afastado de suas funções no TJPE para realização do tratamento contra o câncer e estava internado desde o dia 30 de novembro deste ano no Hospital Memorial São José. A cerimônia fúnebre ocorrerá às 17h no cemitério Morada da Paz, em Paulista, restrita a familiares e amigos. A cremação será realizada às 18h.

Joezil Barros era pai dos jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros. Ele deixa a esposa, Neide Maria Pereira Barros, quatro netos e cinco bisnetos.

O presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, ressaltou que Joezil, aos 84 anos, se mantinha disponível, ativo e disposto a aprender todos os dias, coordenando brilhantemente a equipe de jornalismo da Corregedoria e da Assessoria de Comunicação da Presidência.

“Por quase quatro anos, este jornalista renomado prestou seus caros serviços à Justiça, nos auxiliando com a sua perspicácia, com sua conduta ética, profissional e gentil, a divulgar as ações do Judiciário para a sociedade. Mais do que um grande nome do jornalismo, Joezil sempre foi um amigo inestimável, atencioso e bem-humorado, que humildemente aceitou o convite para integrar a nossa gestão e colaborar com sua larga experiência”, destacou o magistrado.

Formado em Relações Públicas e Direito, pela Escola Superior de Relações Públicas e Faculdade de Direito de Olinda, iniciou sua atividade profissional como jornalista em 1956. Atuou primeiro no antigo Jornal Pequeno, já extinto, e depois, no Diário de Pernambuco até 2015, onde foi, sucessivamente, revisor, repórter, diretor comercial, superintendente, diretor executivo e presidente dessa empresa e da Rádio Clube de Pernambuco.

Em 1992 foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, quando foi eleito também presidente da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses mesmos Estados.

De 1985 a 1990 foi Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).

Nos anos de de 2018 e 2019, Joezil Barros foi Assessor de Comunicação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco. Atualmente, atuava como Assessor de Comunicações do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde o início da gestão do desembargador Fernando Cerqueira, em fevereiro de 2020.

DIARIO DE PERNAMBUCO Joezil Barros com Margarida no enlace
DIARIO DE PERNAMBUCO Joezil Barros com Margarida no enlace - DIARIO DE PERNAMBUCO Joezil Barros com Margarida no enlace


Anderson Ferreira
Prefeito do Jaboatão dos Guararapes

"O jornalismo sofreu uma grande perda com o falecimento de Joezil Barros. Ele deixou sua marca por onde passou como repórter e à frente de veículos de comunicação. Mas ficam o legado profissional e o exemplo de como fazer e conservar amigos. À família, quero me solidarizar nesse momento de profunda tristeza".

Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara

"Quero manifestar meu pesar pelo falecimento do jornalista Joezil Barros, um dos mais importantes representantes da profissão em nosso estado. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Joezil passou por diversas rádios e chegou ao Diario de Pernambuco, onde chegou como repórter e seguiu até aposentar-se, muitos anos depois, na condição de dirigente e condômino dos Diários Associados. Também cumpriu uma importante missão como líder sindical e presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco. Em todas as oportunidades que nós encontramos, pude conviver com seus respeito, simpatia, profissionalismo. Minha solidariedade a todos os amigos e familiares".

Silvio Costa Filho
Deputado federal

"Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento do jornalista Joezil Barros, que atualmente ocupava a chefia de comunicação do TJPE. Pernambuco perde um grande homem, que trabalhou incansavelmente pela comunicação de nosso Estado. Presidiu o Diários Associados e a Associação de Imprensa de Pernambuco. Deixo aqui meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

Bruno Araujo
Presidente nacional do PSDB

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Joezil Barros, meu amigo e um dos grandes nomes da imprensa pernambucana. Deixo aqui a minha solidariedade aos familiares e seus inúmeros amigos neste momento de despedida".

Armando Monteiro Neto

"Lamento profundamente a partida de Joezil Barros, um nome que é sinônimo de jornalismo em Pernambuco. A visão que Joezil cultivava da profissão o levou a atuar com brilhantismo em todas as missões que recebeu, seja como jovem repórter, seja como presidente dos Diários Associados do Nordeste e do Diario de Pernambuco, cargo que ocupou por mais de seis décadas. Fica uma lacuna na comunicação pernambucana, mas Joezil deixa com certeza um grande legado para as novas gerações de profissionais do jornalismo. Meus sentimentos aos amigos e familiares".

Tags

Autor