EXCLUSIVO

CPI do Orçamento Secreto já tem 13 assinaturas no Senado

CPI da Covid, quando aprovada, contou com 31 assinaturas, cinco a mais que o necessário

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 22/12/2021 às 9:21 | Atualizado em 22/12/2021 às 9:22
Notícia
X

O requerimento para instaurar a CPI do Orçamento Secreto já tem 13 assinaturas garantidas, como confirmou Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao Blog. Caso consiga 27 assinaturas, o pedido do líder da oposição pode resultar numa Comissão Parlamentar de Inquérito em ano de eleição.

O "orçamento secreto" é um esquema de distribuição sem transparência das emendas do relator. Tratam-se de emendas parlamentares, reveladas pelo Estadão, usadas pelo Governo Federal para conseguir o apoio do chamado "centrão" na Câmara dos Deputados.

Para 2022, ano de eleição, o relator do orçamento Hugo Leal (PSD-RJ) separou R$ 16,5 bilhões para as emendas do orçamento secreto. O Supremo Tribunal Federal, recentemente, autorizou a retomada dos pagamentos.

Quando protocolou o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de inquérito, Randolfe disse ter mapeado ao menos 20 senadores que poderiam assinar o documento.

Para instaurar a CPI da Covid, que teve o parlamentar como vice-presidente, foi necessária também uma liminar do Supremo após Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, não se movimentar para a criação da Comissão.

Tags

Autor