COSTURA POLÍTICA

Bolsonaro pode ser abandonado pelo Centrão se não deixar discurso golpista

Presidente enfrenta dificuldades com o grupo quando radicaliza discurso

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 22/12/2021 às 11:55 | Atualizado em 27/12/2021 às 17:15
Notícia
X

Se não abandonar o discurso golpista, Jair Bolsonaro (PL) pode ser abandonado pelo Centrão, seu principal bloco de sustentação polícia em Brasília. O grupo de parlamentares realizou com sucesso, segundo a Folha, costura política para salvar o mandato do presidente.

Segundo o jornal, dirigentes dos partidos que integram o Centrão impuseram como condição para a aliança em 2022 o fim dos ataques e ameaças de golpe ao sistema eleitoral. De fato, Jair Bolsonaro interrompeu sua cruzada contra as urnas eletrônicas.

O presidente, inclusive, ficou aproximadamente três meses sem ofender ministros do Supremo Tribunal Federal. Mas após ver sua avaliação negativa recuar no início do mês, Bolsonaro voltou a criticar Alexandre de Moraes.

Após a retomada do discurso, porém, a desaprovação da gestão do presidente atingiu o seu maior patamar, chegando a 65% de acordo com o Ipespe.

Enquanto isso, o requerimento de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para a criação da CPI do Orçamento Secreto já tem 13 assinaturas no Senado. Se instaurada, a Comissão vai investigar o pagamento de emendas parlamentares para garantir apoio ao Governo na Câmara.

Tags

Autor