CÂMARA MUNICIPAL

Câmara aprova emenda do PSOL que proíbe propaganda de armas no Recife

Câmara Municipal do Recife aprovou emenda que proíbe anúncios que incitem a violência ou estimulem o porte, a compra ou a venda de armas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 27/12/2021 às 16:32
Notícia
X

Cinco emendas propostas pelo PSOL para ao Projeto de Lei do Executivo 44/21, sobre normas de veiculação de anúncios e seu ordenamento no espaço urbano do Município, foram aprovadas na Câmara Municipal do Recife. Uma delas proíbe anúncios que incitem a violência ou estimulem o porte, a compra ou a venda de armas.

Na visão de Dani Portela e Ivan Moraes, vereadores no PSOL na Câmara, armas de fogo não podem ser tratadas como mercadoria comum. Os parlamentares citam que 200 pessoas foram baleadas dentro das suas residências na Região Metropolitana do Recife, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado.

“Dessas 200 pessoas baleadas, 79% delas foram mortas e 21% feridas. O Instituto revela que a média de baleados dentro de suas casas é assustadora: 22 por mês. A gente não pode esquecer que ainda estamos tendo que lidar com a ameaça de morte por coronavírus que atinge todo o Brasil, mas é importante dar destaque a esse aumento do número de mortes dentro de casa que está se desenhando no Grande Recife”, afirmou Dani Portela durante a sua justificativa de voto.

Sua fala é complementada pela de Ivan Moraes: "Aprovamos uma lei que regulamenta propaganda que vai de encontro a poluição visual, que muitas vezes prejudica a nossa cidade. E as emendas que conjuntamente propomos e aprovamos tratavam também sobre fomento de acessibilidade, respeito ao patrimônio histórico, integridade dos edifícios. E aprovar a garantia que não teremos propaganda de armas de fogo à vista de nossas crianças e adolescentes é um presente de Natal para a cidade".

Tags

Autor