Memória

Deputados estaduais aplicarão R$ 13 milhões em reforma do Palácio Joaquim Nabuco

O edital foi divulgado, sem alarde, em 30 de dezembro.

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 07/01/2022 às 11:34
Divulgação/Alepe
Imagens ilustrativas do Museu da Alepe, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro, área central do Recife - FOTO: Divulgação/Alepe
Leitura:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco abriu licitação para reforma do prédio histórico do Palácio Joaquim Nabuco, antigo plenário do Poder Legislativo estadual.

Segundo o edital oficial, poderão ser gastos, nesta etapa da obra, até R$ 13 milhões com a reforma. O custo pode diminuir com a disputa entre as empresas interessados.

A Assembleia já marcou a data para as empresas interessadas apresentarem suas propostas de preço, em 7 de fevereiro.

A concorrência está sendo conduzida pela comissão de licitação do Poder Legislativo.

O edital foi divulgado, sem alarde, em 30 de dezembro de 2021.

O Palácio Joaquim Nabuco foi inspirado no estilo neoclássico, que também norteou vários edifícios públicos daquele período, como o Palácio de Buckingham, na Inglaterra, e o Capitólio, nos Estados Unidos. O palácio tem elementos como a simetria da planta baixa, em forma de cruz latina, a cúpula, estruturada por arcos e as colunas lisas. Porém, também tem elementos decorativos em argamassa de estuque de cal e areia, que fazem referência à flora local. Em 2010, o prédio foi oficialmente reconhecido como Instituição Museológica pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e em 1985 foi tombado pela Fundarpe como parte do polígono da Rua da Aurora, protegendo a fachada e a cobertura.

Comentários

Últimas notícias