12
maio

Roberto Freire, da Cultura e Raul Jungmann, da Defesa anunciam revitalização do Parque Nacional dos Guararapes

12 / maio
Publicado por Fernando Castilho às 18:06

Os ministros da Cultura, Roberto Freire, e da Defesa, Raul Jungmann, participam, nesta segunda-feira, às 15h, do lançamento do Projeto de Revitalização do Parque Nacional dos Guararapes, na cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE).

O Parque foi palco da Batalha dos Guararapes (1648 -1649), grande conflito entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de parte da região Nordeste do Brasil.

Com o projeto de revitalização, serão feitas melhorias na infraestrutura do local, como a recuperação de edificações existentes. Também está prevista a construção de um memorial, com exposições e toda a estrutura necessária para fazer do parque um importante ponto turístico.

O parque vem sofrendo pela falta de cuidados e verbas de manutenção o que tem ampliaod a ocupação desordenada nas suas encostas. Na verdade o parque está situado pelas ocupações a partir da Estrada da Batalha e pela BR 101.

A Batalha é considerada o marco simbólico para a origem do Exército Brasileiro, por causa do sentimento de patriotismo e nacionalismo que alinhou europeus, luso-brasileiros, negros e indígenas para expulsar os holandeses.


Veja também