05
jul

Líder global do setor de Cannabis Medicinal mira no mercado da America Latina

05 / jul
Publicado por Fernando Castilho às 22:19

 

A Canopy Growth, líder global do setor de Cannabis Medicinal com ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque está criando a maior empresa de produção de distribuição de maconha de uso medicinal a partir da junção das atividades na Colômbia e no Chile enquanto mira numa nova legislação no Brasil.

A nova empresa, a Canopy Latam, será dirigida por um brasileiro, Antônio Droghetti ex-diretor de planejamento do Grupo Silvio Santos, ex-presidente da Inframérica (concessionária do aeroporto de Brasília), e CEO da Lifemed, empresa que desenvolve produtos para hospitais. A compra das empresas Canabis Colombia e Canindica que perntece a Droghetti somaram US$ 52 milhões, R$ 200 milhões ao câmbio de ontem.

“Hoje é um dia histórico para a “Canopy Growth” e uma vitória para os pacientes em toda América Latina, à medida que avançamos no futuro da Cannabis Medicinal em toda a região”, disse Mark Zekulin, presidente e co-CEO da Canopy Growth.

A proposta da Canopy Latam é produzir cannabis na Colombia, onde já possui autorização legal no estado de Huila; no Chile onde já atua há vários anos e chegar ao Brasil onde aguarda autorização. Essas operações serão abrigadas sob a marca Spectrum Cannabis.

Segundo o anuncio divulgado ontem na medida em que outras nações atualizarem suas legislações a empresas vai se apresentar para o negócio.

Este anúncio representa um salto na estratégia de crescimento da empresa para a marca Spectrum Cannabis, líder mundial no setor de Cannabis Medicinal, que faz parte da Canopy Growth.  Como membro da família Canopy Growth, a Canopy Latam se concentrará no avanço da cannabis medicinal e na amplitude de mercado em toda a região, que abriga mais de 600 milhões de pessoas, sempre acompanhando as devidas atualizações nas legislações de cada país na região latina.

A Canopy Latam será liderada por Antonio Droghetti como diretor administrativo regional. O executivo possui grande experiência em toda América Latina. Antonio já atuou como líder de planejamento estratégico do Grupo Silvio Santos, presidente da Inframérica, concessionária do aeroporto de Brasília, CEO da Lifemed, empresa que desenvolve produtos para hospitais.

“Tenho orgulho de me juntar à família “Canopy Growth” e estou ansioso para posicionar a “Canopy Latam” como líder de serviços de saúde focados em Cannabis Medicinal na América Latina”, disse Antonio Droghetti, diretor administrativo regional da “Canopy Latam”.

“Nossa região tem um potencial incrível e uma necessidade real de Cannabis Medicinal controlada e de alta qualidade. Aproveitando a experiência da “Canopy Growth” e o conhecimento regional de nossa equipe, colaboraremos com os reguladores e para garantir que os profissionais de saúde e os pacientes tenham acesso à informações e produtos que tanto almejam.”

A Canopy LATAM já contratou também uma equipe experiente de funcionários para impulsionar sua estratégia em todo o continente.  Essa equipe supervisionará entidades do mercado, posicionando a Canopy Latam como a principal organização de saúde focada em Cannabis Medicinal na América Latina.

A Canopy Latam trabalhará em estreita colaboração com o Dr. Mark Ware, diretor médico da Canopy Growth, para criar o programa clínico global necessário para garantir entrada rápida nesses mercados. Para apoiar sua liderança de longo prazo e refletir o potencial de crescimento em toda a região, a Canopy LATAM também adquirirá todas as ações emitidas e em circulação da Canindica Capital Ltd (“Canindica”), uma empresa controlada por Antonio Droghetti

A Cannabis Colombia, empresa que detém todas as licenças nacionais necessárias para a produção, fabricação e exportação de derivados de Cannabis, juntou-se à rede da Canopy Growth e agora operará com o nome de “Spectrum Cannabis Colômbia”.

A empresa será liderada por Bibiana Rojas, uma experiente executiva colombiana e ex-líder do Boston Consulting Group. Com sede no estado de Huila, que possui uma média de mais de 280 dias de sol por ano, a “Spectrum Cannabis Colombia” servirá como um centro regional de produção e processamento de Cannabis para a Canopy Latam.

“Graças ao nosso clima, localização e regulamentações progressivas, acreditamos desde o início que a Colômbia estava posicionada de forma única como líder na emergente indústria de Cannabis Medicinal na América Latina”, disse Bibiana Rojas, diretora-gerente da Spectrum Cannabis Colombia. “É um dia de orgulho quando nos juntamos o conhecimento colombiano com a experiência do líder mundial em Cannabis Medicinal. Juntos, podemos continuar a construir nossas operações na Colômbia com a ambiciosa meta de servir como um centro de produção e processamento para toda a América Latina ”.

Além disso, a “Spectrum Cannabis Colombia” tem uma fazenda de 126 hectares com localização única, dos quais 112 hectares estão em terreno plano adequado para o cultivo de cannabis. Este local recebe um suprimento constante de água doce de uma lagoa natural, tem tarifas de eletricidade favoráveis ​​e está atualmente licenciado para 42 hectares (5 milhões de metros quatrados) de capacidade de produção para psicoativos e não psicoativos (<1% THC) de Cannabis.

Aproveitando a experiência do “Canopy Growth”, a “Spectrum Cannabis Colombia” construirá todas as instalações necessárias para a produção e vendas de valor agregado na Colômbia e na região da América Latina, com todos os produtos destinados aos mercados regionais da América Latina.

Após o acordo, a Empresa emitirá ao ex-acionista da Spectrum Cannabis Colombia até 524.576 ações ordinárias no capital da Companhia na conclusão de cada marco. Cada um dos quatro pagamentos do marco é avaliado em US $ 15.313.255. O valor máximo a ser emitido para o acionista da Spectrum Cannabis Colombia no fechamento do acordo com os quatro pagamentos é de US $ 61.253.019.

A Colômbia tem uma história de produção agrícola e liderança global em café, cacau, rosas e orquídeas e, graças à legislação sobre Cannabis, está estrategicamente posicionada para servir como centro de produção, processamento e exportação da “Canopy Growth” para América Latina.

Como parte do estabelecimento da Canopy LATAM, a empresa trouxe as operações existentes no Chile. País que é bem conhecido em toda a América Latina por sua abordagem progressiva à pesquisa e desenvolvimento e a Spectrum Cannabis Chile atua como parte da estrutura mais ampla da LATAM.

O trabalho de acesso já em andamento no país Chile por vários anos pode ser alavancado para um acesso rápido ao mercado. Isso inclui a aquisição de todas as ações em circulação. Isso reforça ainda mais a estratégia da empresa Spectrum Cannabis Chile, trazendo a subsidiária focada em pesquisa para a família Canopy Growth. Além disso, entidades no mercado que aproveitam os benefícios exclusivos da liderança da Spectrum Cannabis Chile continuarão a liderar e a desenvolver a organização em estreita colaboração com a Canopy LATAM.

Avançando as operações da “Canopy Growth no Brasil”.

Em linha com o potencial significativo da região como um todo, a “Canopy Latam” avançará com sua estratégia também no Brasil, o maior país do continente, com mais de 200 milhões de habitantes.

Focada inicialmente na pesquisa médica sobre a cannabis, a empresa no Brasil também será liderada por Antonio Droghetti, diretor administrativo regional da “Canopy Latam”. Através de sua experiência na construção e no crescimento de negócios no país, inclusive no setor de saúde, Antonio supervisionará as operações da empresa e o contato com os órgãos reguladores brasileiros.

Enquanto o Brasil revisa sua legislação sobre a Cannabis Medicinal, a “Canopy Latam” se posicionará para atender a demanda futura de Cannabis Medicinal neste mercado.  A “Canopy Growth” acredita que a empresa está posicionada para o sucesso com uma operação latino-americana em rápida evolução e baseada no ambiente regulatório progressivo e no clima de crescimento natural único da Colômbia, emparelhado com a Pesquisa e Desenvolvimento do Chile e supervisão regional da “Canopy Latam” para construir inúmeros mercados em todo o continente sul-americano.

À medida que outras nações da região atualizam suas regulamentações relacionadas à Cannabis Medicinal, a Canopy Latam identificará oportunidades e ativamente buscará operações locais como parte de uma estratégia de crescimento regional, enquanto os pacientes subsequentes terão acesso a Cannabis Medicinal regulamentada de alta qualidade.

“A produção regional sustentável, juntamente com entidades focadas no mercado lideradas por executivos regionais experientes é nossa fórmula vencedora. O lançamento do “Canopy Latam” representa mais um passo executado com sucesso em nossa ambiciosa estratégia de crescimento global.”

 

 

 

 


Veja também