02
nov

Morre o empresário Josimar Henrique da Silva fundador do Laboratório Hebron Farmaceutica

02 / nov
Publicado por Fernando Castilho em Notícias às 18:41

Foto: Ricardo Labastier/Acervo JC Imagem

 

Faleceu nesta sexta-feira, no Recif,e o empresário Josimar Henrique da Silva fundador e presidente do Conselho de Administração do laboratório Hebron Farmacêutica indústria de medicamentos localizada em Caruaru em 1990 e hoje uma das maiores empresas do setor de capital nacional com atuação no Brasil, América do Sul e Estados Unidos na área de medicamentos fitoterápicos.

Josimar começou a desenvolver sua empresa depois de atuar no Laboratório Aché quando decidiu aposta no próprio negócios. Escolheu Caruaru. O Hebron depois de apenas dois anos já havia chegado a todo o Norte/Nordeste. 

A empresa é reconhecida pelo relacionamento com pesquisadores em todo o Brasil, e sua atuação no setor de medicamentos fitoterápicos (à base de plantas). Foi interessado nesse segmento que ele atuou. Josimar foi presidente de várias entidades do setor e atualmente atuava no Conselho de Administração. A empresa e atualmente liderada pelo primogênito Josimar Henrique da Silva Filho. O Laboratório tem produto nas linhas de Clinica Médica, Gastro, Genecologia, Neurológico, Pediatria , Respiratória e Suplementos

O Hebron também tem clientes no, México, Cuba, Peru, Chile, Equador, Colômbia, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Portugal e Áustria. Com diversos produtos sendo comercializados, a atuação da Hebron estende-se principalmente às especialidades de Pediatria, Clínica Médica, Gastroenterologia e Ginecologia.

Tem parcerias com as Universidades Federais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, e com as Universidades Estaduais de São Paulo (USP), Campinas (UNICAMP) e Pernambuco (UPE).

Fora do Brasil, a Hebron desenvolve projetos na Inglaterra, mantém estreita relação com a Universidade de Farmácia do Porto (Portugal) e manteve contato com um dos maiores centros de pesquisa fitoquímica do mundo, em Lousanne (Suíça). Um de seus medicamentos foi submetido a testes preliminares no Hospital de Nova York.

Josimar conta com a sua família na gestão da empresa. Além dele, que atua como presidente atua no quadro estratégico da empresa, o seu cunhado,  Avaniel Marinho, no cargo de Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, seus filhos Josimar Junior, Bruno Henrique e Wedja Henrique, que ocupam os cargos de Diretor Financeiro, Diretor Industrial e Diretora de Marketing, respectivamente, além dos genros Guilherme Pires e Fernanda Newman, Diretores de Recursos Humanos e Treinamento e Diretora Administrativa.

Os irmãos Joás Henrique e Josias Henrique, ocupam os cargos de Diretor Superintendente e Diretor Comercial completando o quadro tipicamente familiar de gestão. Como homem de visão, Josimar soube aproveitar o potencial de pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos em escala comercial em seu laboratório e, para isso, de acordo com o site da empresa, possui parcerias com universidades e centros de pesquisa espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

No Brasil, o laboratório possui parcerias com as Universidades Federais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba e com as Universidades Estaduais de São Paulo (USP), Campinas (UNICAMP), e Pernambuco (UPE).

Fora do Brasil desenvolve projetos na Inglaterra, mantém estreita relação com a Universidade de Farmácia do Porto e já manteve contato com um dos maiores centros de pesquisa fotoquímica do mundo em Lousanne (Suíça) (HEBRON, 2013).

 


Veja também