ADOÇÃO

Veja a história do pinguim que nasceu chocado por casal do mesmo sexo no zoológico de Nova York

Casal agora toma conta do filhote

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 03/02/2022 às 15:41 | Atualizado em 03/02/2022 às 15:43
Notícia
X

O Jardim Zoológico Rosamond Gifford, em Nova York, nos EUA, viveu um acontecimento que marcou a história do local. Um casal de pinguins do sexo masculino chocou um ovo que tinha sido abandonado. O casal agora toma conta do filhote junto.

O filhote nasceu no dia 1 de janeiro, no primeiro dia do ano. Elmer e Lima, dois pinguins humboldt - espécie nativa da América do Sul -, formaram um casal na última época de acasalamento e agora cuidam do bichinho.

Esta é a primeira vez que o zoológico norte-americano confia em pais adotivos do mesmo sexo para tomar conta de um ovo. Isso começou a acontecer depois de dois casais reprodutores terem partido os ovos fertilizados.

Então, para que os ovos sobrevivessem e fossem chocados, os funcionários do zoológico os trocaram por ovos fictícios e entregaram os verdadeiros a casais adotivos que os chocaram.

Elmer nasceu no zoo em 2016 e Lima em 2019 e se uniram no último outono, tendo criado um ninho e defendido o seu território Isso levou os tratadores a apostarem neles para pais adotivos.

“É preciso prática [para chocar ovos]. A alguns casais, quando damos um ovo de brincar, eles sentam-se no ninho mas deixam o ovo de lado e não o chocam corretamente, ou lutam por quem vai sentar-se nele ou quando”, explica o diretor do zoo, Ted Fox, em comunicado.

O ovo dos pinguins Poquita e Vente - que já haviam danificado ovos - foi então entregue ao casal em 23 de dezembro. No dia 1º de janeiro nasceu a cria.

O papel de Elmer e Lima não acabou aí. O casal continua cuidando do filhote de pinguim.

“No primeiro exame de saúde, quando a cria tinha cinco dias, pesava 226 gramas. Continua a ser cuidado por Elmer e Lima, que estão fazendo um ótimo trabalho. E uma vez que eles tenham experiência a fazer isso e continuem a fazê-lo bem, serão considerados para chocar futuros ovos”, declara o diretor do zoológico.

Essa não é a primeira vez que um casal adotivo de pinguins choca um ovo. Em 2021, Opal foi a primeira pinguim a nascer com pais adotivos depois dos seus pais biológicos, Juan e Rosalita, terem partido o ovo. Luis e Calypso acabaram chocando o ovo.

No Oceanário de Valência, na Espanha, o casal feminino de pinguins Gentoo, Eletra e Viola também chocou um ovo. No zoológico de Berlim (Alemanha), Skipper e Ping, casal de pinguins machos, são outro exemplo. E Eduardo e Rio, casal do sexo masculino de pinguins magellanic do zoo de São Francisco, nos EUA, também entram na lista.

 

Tags

Autor