AMIZADE ANIMAL

Leitoa e cadelinha viram amigas em fazenda para animais com necessidades especiais; conheça a história

Na fazenda canadense, vivem cães, gatos, ovelhas, cabras, pôneis, porcos, patos, perus e galinhas

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 03/02/2022 às 17:01 | Atualizado em 03/02/2022 às 17:02
Notícia
X

Nem sempre as pessoas estão dispostas a cuidar de um pet deficiente ou com limitações. Muitas vezes essas pessoas acabam maltratando, abandonando ou sacrificando os bichinhos. Para evitar - ou pelo menos reduzir - esse tipo de destino para os animais, a fazenda Charlotte’s Freedom, no Canadá, dá abrigo a bichinhos que seriam sacrificados. Foi lá que a cadelinha Winnie e a leitoa Wilma se conheceram.

A fazenda fica em Dresden, uma comunidade agrícola situada na cidade de Chattham-Kent, no centro-leste do Canadá. Muitos animais chegaram ao local na condição de órfãos ou portavam sérios problemas de saúde.

Na fazenda, vivem cães, gatos, ovelhas, cabras, pôneis, porcos, patos, perus e galinhas.

A cadelinha Winnie nasceu com as pernas dianteiras malformadas e apresentou problemas de mobilidade logo nos primeiros dias de vida. O animal foi então levado à fazenda.

Lá os socorristas constataram que o problema da cachorrinha não eram apenas os membros subdesenvolvidos: o esterno (osso do tórax que se articula com as costelas) dela também não se formou de maneira adequada.

Devido a essa má formação, o coração e os pulmões da cadelinha não são protegidos com eficiência e ela precisaria se submeter a algumas cirurgias para reconstruir a caixa torácica.

Ao ser recebida na fazenda Charlotte’s Freedom, Winnie chegou a interagir com outros cães, mas as brincadeiras entre eles eram brutas demais para a pet fragilizada.

Os cuidadores perceberam que precisavam isolar a cachorrinha. Afinal, sua saúde é frágil para as brincadeiras que os outros cães costumavam fazer.

Além disso, os cuidadores teriam que controlar os movimentos de Winnie. Ela não pode saltar de locais muito altos e não tem fôlego para correr mais do que alguns minutos.

A cachorrinha foi isolada e começou a realizar o tratamento necessário para realizar a cirurgia - ela precisa completar pelo menos 12 meses antes de ter condições de enfrentar o procedimento.

Entretanto, o isolamento também trouxe um problema. Winnie ficava deprimida por não poder brincar e explorar a fazenda. Foi aí que surgiu a leitoa Wilma. Graças à fazenda, ela não foi sacrificada.

Em poucos minutos, Wilma e Winnie já estavam se tocando, se reconhecendo. Desde então, a dupla está sempre junta. O grude é tão intenso que se uma delas estiver tirando uma soneca, basta a outra entrar no mesmo cômodo para as brincadeiras começarem.

Wilma parece compreender que Winnie tem problemas de mobilidade e de capacidade cardiorrespiratória e sempre brinca com gentileza com a cadelinha.

REPRODUÇÃO
Winnie em sua cadeira de rodas adaptada enquanto Wilma procura insetos - REPRODUÇÃO

A leitoa até dá pausas para que a cachorrinha recupere o fôlego. Os cuidadores, que estão sempre supervisionando as atividades da dupla, acreditam que elas tenham chegado a um acordo sobre as pausas entre as brincadeiras.

Tags

Autor