Pets

CHOCOLATE: entenda porque gatos e cachorros não podem comer

O chocolate é um dos alimentos que os animais não devem comer de forma alguma

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Almeida

Publicado em 24/05/2022 às 20:42
Notícia
X

Muitas pessoas já sabem que gatos e cachorros não podem comer chocolate. Mas você conhece o motivo dessa proibição?

Apesar de ser o doce favorito de milhões de pessoas, os pets não podem consumir chocolate em hipótese alguma. Isso porque o chocolate contém duas substâncias que o organismo dos gatos e cachorros não conseguem metabolizar: cafeína e teobromina

O que essas substâncias causam

A teobromina causa os sintomas mais pesados, como crise alérgica, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, entre outros. Já a cafeína, mesmo estando no cacau em menor concentração, piora o quadro de intoxicação do pet.

Caso aconteça do seu animal de estimação comer chocolate em um momento que fugiu do seu controle, os sintomas aparecem, geralmente, de duas a quatro horas após a ingestão e podem durar por até 72h. 

Shutterstock
- Shutterstock

Conheça todos os sintomas

Por isso, é importante sempre estar atento aos sintomas: vômitos, diarreias, taquicardia, arritmia, urina em excesso de forma descontrolada, contrações musculares, excitação nervosa e aumento da pressão arterial são alguns dos que mais acontecem.

O que fazer caso seu cachorro ou gato coma chocolate?

Se você notar um ou mais desses sintomas no seu bichinho, é hora de correr para o veterinário. Não hesite: é de extrema importância que seu pet seja avaliado e receba os cuidados necessários. Afinal, a ingestão do chocolate pode até mesmo levar os animais a óbito.

Evite tentar induzir o bichinho ao vômito em casa, pois isso pode causar outros problemas na saúde do animal, caso seja feito da forma errada. O ideal é deixar o veterinário cuidar da recuperação de forma segura e que seja melhor possível para a saúde do pet.

Depositphotos
- Depositphotos

Como evitar que pets comam chocolate

Os tutores devem sempre orientar as pessoas do seu convívio com essas informações, principalmente crianças ou pessoas estranhas que vão ficar com o cachorro por algum período de tempo. É importante frisar para elas que mesmo com o pet fazendo carinha fofa de pidão, eles jamais devem ceder o alimento.

Em casa, é ideal sempre manter o doce longe do alcance dos pets. Lembre-se que seu gato pode ser mais engenhoso na hora de tentar pegar um pouco de chocolate, por ter mais facilidade de subir em lugares altos.

Tags

Autor